Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 15 de setembro de 2012

D. JACIRA : MINHA ADMIRAÇÃO E AMIZADE !

         MINHA ALUNA DE PIANO :82 ANOS.



Pensei ter conhecido muitos fatos inusitados nessa vida. A idade nos traz amadurecimento e acumula experiências. E nossos olhos, ao longo do percurso, se fixam em inúmeros textos literários que remetem aos dramas e superações das pessoas. Mas a vida se nos reserva sempre mais estudos, tanto no desenvolvimento da medicina e demais profissões, como no campo científico e tecnológico. E ainda há o campo das ciências humanísticas que nos dá o suporte para o próprio conhecimento e o de nossos irmãos. E, concluímos que a civilização irá muito além de nossa suposta compreensão. Um desses fatos inusitados foi ter conhecido D. Jacira, minha aluna de piano, aos 82 anos de idade. É uma linda senhora, com viço na pele, sorriso nos lábios, olhos espertos e pensamentos lúcidos e intrigantes. É uma dona de casa exemplar e carinhosa com seu marido que já completou 87 anos.
Em certa ocasião, o médico de Dona Jacira sugeriu que podia se ocupar com uma atividade extra-lar. Sugeriu o estudo de um idioma, pintura, música .Ao ouvir o médico falar interrompeu-o bruscamente e disse-lhe :
-Quero estudar piano.
Foi desse modo que recebi minha aluna, na Casa de Cultura Mário Quintana, para que pudesse satisfazer seu desejo.
Ela aprendeu a ler  partitura, marcar o ritmo, solfejar e executar as primeiras valsas, concentrando-se no dedilhado e na interpretação dos temas escolhidos. A cada ano renovava sua matrícula e aguardava, ansiosamente, o dia do reinício das aulas, sendo a primeira aluna a se matricular para garantir seu horário.
Tornou-se uma amiga especial e nem as inúmeras cirurgias as quais se submeteu foram motivo de desistência.
Em 2008 ,reunimos os alunos para um chá de confraternização.
D. Jacira roubou as atenções para si, tal o entusiasmo que tomou conta dela ao falar das aulas. Perguntava a cada aluno o que já sabia tocar e relatava suas impressões, seu desenvolvimento e seu prazer em tirar, com seus próprios dedos, simples melodias de grande efeito psicológico, sobremaneira. Talvez não cogitasse em tirar aqueles sons do piano pelo fato de ter os dedos comprometidos com fortes dores reumáticas. Mas penso que seus dedos possuiam a mesma determinação de sua dona ao extrair das teclas os sons que precisava ouvir para se manter mais flexível e com menos dores. Como não se sentir inebriada com sua própria capacidade musical, em idade avançada ? As teclas brancas se moviam e dançavam ao toque das mãos, independente das pregas do tempo que se podia perceber nelas.
As teclas pretas observavam, determinadas em seguir as brancas no segundo ato. Eram os sustenidos e bemóis que se pronunciavam, nobres e solenes. E minha dama preferida conseguia harmonizar as teclas bancas e pretas porque já harmonizara os claros e escuros de sua vida. Ela possuía e possui três grandes admiradores: sua filha, seu marido e eu, sua professora. Quando ela começava  estudar as partituras, percebia que o marido ia buscar o jornal e trazia a cadeira preguiçosa para perto do piano. Escutava com atenção e, não raro, erguia os olhos do texto e colocava a própria alma nas palavras de elogio à D. Jacira. E eu  alimentava a ideia de apresentar minha especial aluna no recital de final de ano, junto aos outros alunos da turma. Não seria um tarefa fácil para ela o estudo contínuo para atingir um desempenho que lhe possibilitasse se apresentar em público. Mas o sonho existiu e tudo leva a crer que seria possível realizá-lo.
Em meus próprios sonhos, me deparei pensando nos aplausos que D. Jacira receberia de uma platéia incrédula e entusiasta.E sabemos que desejar é quase realizar.É dar sentido à esperança, é depositar fé no ser humano. Independente da possibilidade da concretização desse sonho já me sinto gratificada em fazer parte do mundo de D. Jacira. Outro fato a salientar é que minha aluna estimulava os demais e falava a respeito dos benefícios que a música pode trazer.
Lecionei D. Jacira por três anos. E depois disso precisou cuidar do marido doente e dependente dela. Mas ainda hoje toca Ondas do Danúbio, Capricho Italiano, Sobre as Ondas  e Olhos Negros. 
Considero o estudo de piano, na terceira idade, um modo de exercitar a sociabilidade, dar um novo rumo à criatividade, desenvolver a concentração e a memória, ativar as conexões cerebrais de toda ordem. É uma terapia, um modo de fortificar os laços de amizade,  um anti-depressivo natural, um alimento para o espírito e um lenitivo para os lamentos da alma. É  pura magia.
D. Jacira, exemplo de perseverança, fez parte de minhas conquistas e a cada encontro, eu tinha um prazer renovado ao ouvir soar de seus dedos curtos e teimosos, nas teclas do piano, a melodia que preenchia o espaço e o tornava maior. E esse som ultrapassava a porta , mesmo após o último aluno tê-la fechado. Permanecia a energia de cada toque, de cada aluno. É essa troca entre professora e alunos que me fez ouvir a seguinte frase :
-Professora, cada aula minha com a senhora é um espetáculo á parte.( e esse aluno está morando na Holanda, hoje )
Renovo as energias com meus alunos. Peço a Deus que me conserve o convívio amigo e a possibilidade de multiplicar o som de um piano em muitos lares.
E D. Jacira é o símbolo de todo esse trabalho produtivo. É minha artista particular, de seu marido e de sua filha, em especial. Agradeço a ela que me deu aulas de sensibilidade e momentos de magia através da música. Sem sombra de dúvida, D. Jacira é uma pessoa humana e carinhosa com quem se pode contar.
E afirmo com tranquilidade e segurança, que hoje, ao abrir seus olhos claros ao raiar do dia, ela pode se permitir pensar com orgulho: 
-Sou melodia em forma de mulher !

Maio /2010/ minha homenagem pelo dia das mães a todas as Jaciras    
do planeta
 
                                                      

                        KATIA CHIAPPINI

MUITO OBRIGADA PELO CONVÍVIO, NA CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA, AOS MEUS QUERIDOS  ALUNOS DE PIANO,  QUE REPRESENTAM TODOS OS OUTROS : 

DONA JACIRA, ZÉLIA, JARBAS, MARCELO, PEDRO, ÂNGELO, PABLO,  FRANCIELE, MARIANA, GABRIELLE, MARLENE, ZOÉ, IARA, SENHOR IGUATEMI, KARINY, TIAGO, GERÔNIMO, GUSTAVO, ALEXANDRE, NATHALIE, LOIVA.
                   BEIJOS E ABRAÇOS DA '' PROFF''  KATIA. 

             



   

2 comentários:

  1. DONA JACIRA,UM SÍMBOLO DE PERSISTÊNCIA( aos 82 anos de idade.)

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA AOS ALUNOS DE PIANO PELO CONVÍVIO AMIGO E RESTAURADOR DAS FORÇAS.

    ResponderExcluir