Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

UM CAFÉ ESPECIAL !

               CAFÉ DA MANHÃ : SURPRESA

Normalmente tomo o café da manhã após escrever um poema e ler o jornal. Costuma ser às pressas pois as atividades diárias são inúmeras e não permitem que se perca tempo.Certo dia, ao acordar, dirigi-me à mesa da cozinha e não achei os preparos para dar início ao café da manhã. Mas ,ao ouvir barulho vindo da sala, certifiquei-me de que já estava servido e acrescido de algumas guloseimas.
Era essa a surpresa de Marta, minha gentil secretária. Esmerou-se nos detalhes e ao me ver, falou :
 -Bom dia, patroa !
-Bom dia ! bela surpresa !
-Então sente-se comigo.
-Sim, vamos ao café da manhã.
Desse modo, Marta e eu conversamos, enquanto tomávamos o café.
Contou-me fatos de sua vida e demonstrou desenvoltura e carinho para comigo. Prestei atenção em sua satisfação e percebi que se sentiu à vontade e levada a relembrar sua adolescência, a dos filhos, seus projetos de vida, suas preocupações. Indaguei sobre o que gostaria de fazer, prioritariamente, por motivo de urgência. 
Foi quando descobri sua necessidade de fazer um tratamento cirúrgico para colocar uma prótese dentária.
Ela disse que precisaria de uma licença e de completar a importância, em dinheiro, para dar entrada no tratamento. Imediatamente me coloquei à disposição para ajudá-la e notei aquele brilho nos olhos de contentamento e gratidão.
Nada mais fiz do que reconhecer o seu empenho, desde muitos anos. 
O café da manhã nos deixou mais unidas, cientes de uma amizade construída com dedicação e mútua compreensão. Pensei em outras formas de demonstrar meu reconhecimento pelo inestimável auxílio durante 20 anos de convívio.
Percebi que por muito tempo, não tinha tido a oportunidade de tomar um café da manhã com tanto carinho. A vida nos exige muitas decisões e seu ritmo apressado nos impede de parar, as vezes, para viver um momento tão simples mas significativo, onde a ternura transparece num simples gesto.
Terminamos de tomar o café, sem pressa, para depois prosseguir nosso dia.
O café tomei com gosto mas bebi as palavras de Marta com encantamento. Outro dia, vou preparar a surpresa para me redimir do tempo que deixei passar sem ver em Marta a pessoa sensível que se mostrou.
Não precisei fazer grandes planos para iniciar um dia feliz
Marta, gentilmente, os fez por mim.

                                    KATIA CHIAPPINI
                      Email: katia_fachinello42@hotmail.com.

  

Um comentário: