Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SORRIA !

                             O SORRISO !


Hoje acordei com o sorriso de crianças do apartamento ao lado E, para minha surpresa, fiquei a pensar no valor de um sorriso. Imagino que a mesma alegria que sinto durante minhas andanças transmito aos amigos que encontro e que param para conversar comigo, já com um sorriso nos lábios 
Ontem fui às compras, pela manhã, e um ex-aluno me chamou :
- Professora, você não lecionou na escola Leopolda  Barnewitz ?
- Sim, fui sua professora de matemática.
- E lembrou de mim ?
- Sim, lembrei de seus cadernos bem organizados e sem rasuras.
- Incrível !
Na mesma manhã encontrei uma amiga, advogada, às voltas com uma quantia considerável de processos para estudar.
Perguntou-me:
- Quando vai para a praia ?
- Em janeiro.
- Então vamos marcar para caminhar no calçadão.
Continuei meu trajeto e encontrei outra pessoa de minhas relações de amizade: 
- Esperamos por você, por que faltou ao casamento ?
- Estive de mudança de endereço e já me manifestei a respeito.
- Sentimos sua ausência porque a festa estava linda e iria gostar das músicas escolhidas pela noiva.
  Essas imagens de encontros com amigas sorridentes no fazem bem e nos vemos relembrando momentos tão simples mas gratificantes. Vejo no sorriso uma demonstração de apreço e ternura. E uma maneira de multiplicar a felicidade, essa que emana de simples gestos. Quem lhe chama na rua, ainda ao longe, nunca a esqueceu e sempre terá um sorriso para lhe oferecer. O sorriso traz a alma à tona e alegra o coração.
Se ele for menos visível, algo pálido, é porque uma sombra parou em seu pensamento e uma preocupação tomou conta de você.
Mas se encontrar alguém triste diga-lhe que o sol retorna todos os dias para dissipar as sombras, iluminar o planeta e aquecer os corações. Eu tive momentos repletos de sorrisos.
 A espera nas lojas me pareceu menor, o trânsito nas ruas nem me tirou o equilíbrio e a demora do ônibus para chegar na parada serviu para relembrar os sorriso que tive numa única manhã.
Chegando em casa tocou o telefone. Era minha filha, sorridente, pedindo que a esperasse para almoçar. Desliguei o telefone que não demorou a tocar. Era minha outra filha dizendo que tinha terminado de fazer suas compras de natal, como havia planejado.
Infelizmente, meu pensamento se voltou também para a realidade cruel das pessoas que escondem sua dor e a disfarçam , com um sorriso, para não apagar o sorriso que outra face lhes mostra.
O sorriso mais famoso do mundo é o de Mona Lisa, pintada por Leonardo Da Vinci, e que se encontra no museu de Louvre, em Paris. Esse sorriso recebeu as mais diversas interpretações mas permanece indecifrável.
O quadro foi roubado, por diversas vezes, mas retornou ao local. O sorriso não será roubado e permanecerá para sempre no lindo rosto de Mona Lisa despertando admiração, pelo seu magnetismo, a todos quantos o observarem.
Se souber sorrir, faça-o. Sua alegria será contagiante e fonte de energia vital.
Se você me der o seu sorriso, estará dando a mim mesma novo sentido para continuar a vencer desafios, sem me deixar levar por atalhos escusos.
E nem precisa ser só no natal, ano novo ou aniversário. Falo daquele sorriso que aflora pela beleza do sol, pela observação das paisagens da natureza, pela corrida desenfreada sob a chuva de verão, pelo encantamento de reencontrar um amor perdido, pelo brilho dos olhos de pais e filhos num convívio de ternura.
Ainda vou sonhar com a lua prateada me cobrindo com seu manto, com o mar borbulhando suas ondas, para então submergir nos mistérios da noite e naufragar no sorriso de meu amor secreto.



                                       KATIA CHIAPPINI
                          Email: katia_fachinello42@hotmail.com

   




Um comentário: