Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 5 de janeiro de 2013

AMOR : PALAVRA MÁGICA !

                   AMOR : MAGIA E VIDA



Inúmeras vezes ouvimos dizer que o amor opera milagres, move montanhas, vence o mal e impulsiona o ritmo da vida. Uma relação estável não se mantém sem cultivar a presença do amor.
Existe o amor filial, o de quem pratica voluntariado, o do sacerdote, o do médico por seus pacientes, o do professor por seus alunos. Existe o amor que se prende à aventuras radicais, cujos perigos, evidentes, não assustam seus praticantes. Existem os apaixonados por automobilismo, que mesmo após inúmeros acidentes, nem pensam em desistir das corridas. Existem cadeirantes que dançam nos palcos orientados por abdicados professores.
O famoso compositor da Sonata ao Luar, não se abateu com sua surdez e tornou-se um dos gênios da música erudita. E os drogados encontram forças para compor lindas melodias, em nome do amor. E muitos escritores injustiçados, quando estão se dedicando ao trabalho, demonstram seu amor pelos textos publicados e se tornam gênios da ficção. E os pais adotivos amam incondicionalmente.
Mas toda essa explanação foi para contar que tive uma prova irrefutável do poder mágico da palavra amor.
Fui casada por 33 anos, tive meus filhos, tive o prazer de vê-los formados e de se tornarem bons profissionais. Apesar de estar separada por 15 longos anos amei meu marido e tive uma família que só me deu alegrias.
Ao constituir outra família, meu ex-marido e eu passamos a nos falar com menos frequência porque a separação seguiu seu ritmo normal e a distância foi resultante de  um processo gradativo e natural.
Esse ano de 2012 passei, como é de hábito, a noite de natal e a de ano novo junto aos filhos. Em dado momento lembraram de ligar para o pai, pela passagem do ano novo. Fiquei observando o modo carinhoso como se dirigiam a ele desejando um ano repleto de novos projetos de vida. Um dos filhos confirmou o comparecimento ao almoço de primeiro de janeiro, aceitando o convite do pai.
Enquanto eu os ouvia ao telefone, assistia um filme de minha própria vida de casada, onde a alegria do ex-marido, ao brincar com os filhos, era um verdadeiro espetáculo de ternura, eivado de risos.
Lembrei do convívio à hora do almoço, do churrasco dos finais de semana, dos verões na praia de Torres, das saídas noturnas para dançar no clube com casais amigos.
Esses acontecimentos levaram meu pesamento a outros tempos, quando a família estava completa.
Ao mesmo tempo, cuidava os filhos ao telefone. Antes que o último a falar desligasse pedi para dar uma palavra com o ex-marido.
Mas vejam o que me veio do fundo da alma, de antiga memória e que me fez voltar ao passado :
- Oi, amor, quanto tempo ?
-Sim, nega, como vai ?
-Estou bem e só vim desejar um bom ano.
- Obrigada, amor.
Não só minha voz ficou diferente. A voz do outro lado me respondeu com lentidão, trêmula, com pequenas pausas e com a mesma emoção que percebi em minha própria voz.
Nesse instante ainda ouvi minha filha falar baixinho :
- Mas o que é isso ?
Ao mesmo tempo vi meu filho fazendo sinal e tinha a fisionomia de poucos amigos, ao balançar a cabeça surpreso.
Os filhos não queriam que eu deixasse o pai deles triste o que poderia acontecer facilmente se o diálogo se prolongasse.
Mas tenho que referir que após a separação, meu ex-marido continuava a me presentear, toda a semana, com cucas, mariola, frutas, vinhos e outras guloseimas que trazia de suas viagens. E muito tempo ainda continuou telefonando na tentativa de me fazer aceitar seu convite para jantar, embora eu o recusasse.
E quantos anos se passaram sem que ouvisse de meus lábios a palavra amor ?
Mas falei brevemente e senti um dos filhos me tocando no braço e pedindo que passasse o telefone antes de desligar. Ele queria dar um último recado ao pai e assim o fez.
Ao soltar o telefone no gancho olhou para mim sorrindo e disse: 
- Mãe, pela voz do pai percebi que ainda não te esqueceu.
Nesse momento, pensei na palavra amor que desencadeou dupla emoção, pois apenas usada para cumprimentar, trouxe à tona tantos sentimentos guardados.Tive a sensação de que o amor por mim ele  levou com ele e, ao mesmo tempo, o deixou comigo. Assim, a saudade que deixei naquele companheiro de longos anos, é a mesma que permaneceu em mim.
Só existe uma palavra que tem o poder de operar milagres e remover as pedras do coração deixando à mostra sentimentos contidos. Palavra mágica ! o teu nome é amor.
E lembrei agora de minha colega de magistério que ficou viúva, mas cujo marido já não estava mais no  mesmo teto. Em nome desse amor que ficou arraigado nela, seu sentimento de dor, e talvez  de inconformidade, a fez ficar de luto e usar trajes escuros durante um ano. Só o amor nos leva ao mundo dos sonhos perdidos, mas que se constituem nossos pedacinhos de vida.  E só o sentimento que surge  do ato de amar faz jorrar sentidas lágrimas de saudade, abundantes e ruidosas como a força das águas que deslizam da cachoeira, sem que se possa contê-las. Não se represam as forças da natureza e nem as manifestações provenientes de vivências amorosas.
E antes de concluir devo dizer que fiquei estranhamente feliz quando me surpreendi ao telefone, na noite de ano novo, dizendo :
- Oi, amor, quanto tempo? 

                                      KATIA CHIAPPINI




                        Email: katia_fachinello42@hotmail.com

Um comentário: