Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MEU VÍCIO

               POESIA : MEU VÍCIO É VOCÊ !



Estou veraneando na praia de Torres com meus netos. E inúmeras são as atividades diárias para manter uma casa em bom funcionamento, o que me impede de escrever, como de costume. Quando me encontro em Porto Alegre procuro esboçar um rascunho, na primeira hora da manhã, para postar à noite. Pode ser uma poesia, crônica,um breve pensamento ou uma conversa com o leitor.
Certa manhã, enquanto escrevia, ouvi o toque da campainha. Era minha neta que descia as escadas, vinda do apartamento dos avós paternos, que fica no mesmo edifício onde moro. Ao abrir a porta já escutei sua voz infantil e encantadora me dizendo :
-Vovó, vamos tomar um café juntas ?
-Com certeza, é só entrar e esperar um pouco.
Ao entrar na sala minha neta se surpreendeu ao ver meu caderno de notas e disse:
-Até na praia,vovó, será que isso é um vício ?
Fiquei rindo e, num primeiro momento, nem respondi nada.
Tomamos o café da manhã, fomos à praia, caminhamos e tomamos banho de mar. Depois ela voltou para a casa dos avós paternos.
Quando me vi só, novamente, tratei de escrever uma poesia, cujo tema já estava povoando minha mente para se projetar, já pronto  na folha. Foi só começar a escrever que as letras deslizaram e as ideias foram ordenadas em ritmo, rima e métrica, adquirindo forma e  alinhamento que requer uma poesia. Sempre, ao escrever, vem a libertação do cotidiano e a alma transmigra em todas as dimensões, sem fronteiras.
Penso que escrever poesia é realmente um vício, mas é muito mais que isso. É terapia que se escolhe, um modo único de partilhar os sentimentos. Uma maneira de responder aos anseios de tantos que procuram no texto poético um bálsamo para seus desamores e conflitos íntimos. É um modo de redescobrir a própria essência, de deixar de lado certos papéis assumidos compulsoriamente para substitui-los por outros de livre arbítrio. É um jeito de perceber as belezas da natureza, dos seres inanimados e dos seres animados.
Escrever poesia é transbordar o interior na busca da própria essência dos valores como : O Bem, o Belo e  o Verdadeiro.
Ser poeta é transformar a areia em dunas; o orvalho em semeadura; a árvore em abrigo; o banco da praça em cama; o homem humilde em sábio e o sábio em homem humilde .Bendito vício que leva a esperança, o conforto e a paz aos espíritos inquietos.
Quem escreve poesia tem sensibilidade aguçada e se impõe a tarefa de fazê-lo. Quem faz rimas extrai o melhor de si.
As poesias são como filhas cultas, nobres e merecedoras de louvores. Mas embora se apresentem com altivez alcançam os corações menos nobres, os necessitados, os exilados, os esquecidos.
Alcança a todos quantos desejam se beneficiar com ela e com o seu conteúdo solidário. Atende aos que desejam um aconselhamento, uma nova luz e um momento tranquilo ao final de um dia exaustivo.
Desse modo, quem escreve assim o faz para desempenhar uma missão que é a sua. Se não o fizer o ar não se rarefaz, a alma aperta o peito, o coração fica pálido e o sentido da vida se esvai, sem dúvida ,definitivamente. E o amor não será anunciado como o ato mais perfeito da humanidade e o de maior prazer. E, em nome do amor, tudo acontece: a procriação, os inventos e a própria evolução da espécie.
Então, minha querida netinha, respondendo agora a sua pergunta sobre o vício de escrever, tenho a dizer o seguinte:
-A poesia é um vício que me faz viver, que levo onde vou, que está em meu livro e da qual não me livro jamais.

                                          KATIA CHIAPPINI
                                                  katia_fachinello42@hotmail.
               



Um comentário: