Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TANTAS MÁSCARAS !

                        

Crescemos ouvindo dizer que precisamos exercer nossa autenticidade, nossa transparência. A imagem que fazem de nós deve se aproximar daquela que temos de nós mesmos. Durante a vida, por circunstâncias advindas de uma realidade que nos confunde, é comum nos valermos do uso de máscaras.
Quando lecionei em escola particular tive o cuidado de seguir uma linha de conduta de acordo com o pensamento da instituição. Vi excelentes professores serem afastados de suas funções por contestarem a filosofia da escola. Ainda hoje, sabemos que não é muito diferente.
Quando cursei Pedagogia, tive a surpresa de receber a visita de uma freira durante o meu período de aula. Ela me fez uma proposta para  lecionar Filosofia da Educação, no Colégio  Nossa Senhora do Bom Conselho. Percebi que havia o princípio da crença em minha linha de trabalho, pois eu havia estudado no mesmo colégio.  Foi como se me colocassem a máscara da confiabilidade.
Dentro desse contexto, convivi com uma tia muito querida que estava tentando conquistar sua nora. A esposa de seu filho era de difícil convivência e tentava afastar o marido de sua família de origem. Teimava em fazer comparações dizendo que minha tia gostava mais dos netos de sua filha do que dos netos de seu filho.
E isso foi dito, justamente, quando minha tia havia financiado uma viagem a Disney para esse filho e um dos netos.
Certo dia minha tia falou :
- Vou usar a máscara da bajulação
Depois de um tempo entendi do que se tratava. Minha tia passou a presentear sua nora, a cada visita, com um par de sapatos, uma bolsa, um conjunto de roupas íntimas, uma pulseira ou um lindo colar. Desnecessário dizer que obteve êxito em seu intuito e a nora passou a elogiar minha tia para continuar lucrando. Na verdade, usou a máscara da dissimulação.
É triste observar o desenrolar das etapas da vida. Não é raro encontrar idosos menos atendidos pelos familiares. Quando há herança os filhos começam a brigar por ela na frente dos pais, ainda vivos, mas mortos de desgosto.
Então é a vez do vovô, da vovó, portarem máscaras para passar sorrindo por esse desprezo. E isso se justifica pelo fato de que os idosos não suportariam imaginar que poderiam passar as festas de Natal e Ano Novo, longe de seus familiares.
E os irmãos de sangue que colocam uma sociedade comercial e conseguem prosperar ?  Não é raro acontecer que um deles fuja com a mercadoria e o carro da firma, levando o dinheiro da sociedade e deixando só dívidas para o irmão lesado. E a ruptura dos laços familiares atinge, antes de tudo, o pai e a mãe. A máscara da ambição é a responsável por grande parte dos conflitos familiares.
Vamos nos deparar com hipocrisia e falsidade em nossa vida. As vezes, vamos precisar nos defender usando máscaras. Vamos conhecer aqueles amigos só das horas boas, das festas, das viagens de férias. Os mesmos que iremos perder na primeira dificuldade que precisarmos enfrentar. Esses são os usuários da máscara do oportunismo.
Fazendo o contraponto, vamos conhecer pessoas mais humildes cuja generosidade é proporcional a humildade Só essas são parceiras para as caminhadas, para os passeios na praça, para beber o mate-amargo, para nos acompanhar ao cinema e para ouvir nossas preocupações, tentando interagir conosco na busca de soluções. Essas não usam máscaras, ou melhor, usam a máscara da solidariedade.
Quantas máscaras você tem usado ?
Quantas já aboliu de sua vida?
E analisou o custo benefício ?
E essa camuflagem vai durar quanto tempo ?
Eventualmente, todos portamos máscaras, quando nos percebemos sem saída. Mas não podemos viver em estado de Carnaval, mesmo porque é uma simples passagem, uma vez a cada ano. Lembrem-se de que precisamos guardar a fantasia e a máscara. Não me parece lícito trocar de lugar com alguma das máscaras, assumindo essa pseudo personalidade que não é a desejável.
É urgente perceber que precisamos voltar à própria identidade sob pena de sucumbir no labirinto da insanidade.



                                     KATIA CHIAPPINI
                                Email : katia_fachinello42@hotmail.com  

3 comentários:

  1. AS MÁSCARAS SÃO SÓ MÁSCARAS. NÃO SÃO O SEU EU VERDADEIRO E NÃO PODEM LEVAR EMBORA A SUA ESSÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. Você já escolheu quais máscaras irá usar em 2013 ?

    ResponderExcluir
  3. SE PUDER,RETIRE SUAS MÁSCARAS,GRADATIVAMENTE, MAS AS RETIRE.

    ResponderExcluir