Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BOLSA CARA OU BARATA ?

        HISTÓRIA DO COTIDIANO  : A BOLSA

Eu veraneio na praia de Torres onde as rochas, as dunas e o farol são de beleza ímpar. Ao arrumar as malas para o veraneio lembrei de levar uma pequena bolsa para sair portando objetos de pequeno volume. É uma bolsa de baixo custo mas de boa aparência. Mas quando eu saía com minha filha ela me pedia que colocasse sua carteira dentro da bolsa. Isso porque levava meu netinho no carrinho e minha neta ao seu lado. Ao colocar a carteira da filha, notei que a bolsa já tomava outro formato que não o original. Outro dia a filha acrescentou os lenços umedecidos, as fraldas descartáveis e o bico de meu neto. No terceiro dia ainda me alcançou as mamadeiras das duas crianças.
Então, já contrariada, lhe falei:
- Filha, você pode comprar uma bolsa ?
- Mas mãe ,você não disse que sua bolsa custou apenas vinte reais ?
- Sim, mas comprei essa para não usar a bolsa mais cara.
- Então, mãe, qual seria o problema ?
Expliquei, então, a minha filha que se precisasse comprar outra bolsa de vinte reais e, hipoteticamente, mais outra ainda, teria que gastar sessenta reais, ou seja, o valor dado pela bolsa mais cara.
Por outro lado, se eu colocasse as mamadeiras na bolsa mais cara, o leite poderia escorrer e o cheiro de leite azedo, logo depois, seria de difícil remoção.
A filha olhou-me surpresa e falou:
- Vou, amanhã mesmo, comprar uma bolsa.
Dito isso e feito isso, continuamos a passear os netos e eu mais feliz ao olhar para o lado e perceber que minha filha havia resolvido o problema.
Mas a filha não se conteve e comentou com seus dois irmãos :
- A mãe me deu uma bronca e precisei comprar uma bolsa.
Ouvindo isso um deles disse?
- Mas mana, você deixou sua bolsa em Porto Alegre ?
- Não foi esquecimento, só não queria sujar.
- E se fosse uma mais barata ?
- Também não ia querer sujar para contar com a bolsa mais cara, impecável. Ao ouvir isso o irmão argumentou:
- Pois é mana, você percebeu que a mãe fez o mesmo raciocínio ?
- Sim, mas a mãe é mãe e avó e nada deve negar aos netos.
Os irmãos, meus outros dois filhos, saíram rindo da situação e se afastaram sem mais comentários.
E, ao final do veraneio, ainda estou com a bolsa limpinha e em excelentes condições.
E sem precisar danificar a outra bolsa de couro legítimo.
Que, na verdade, não custou só sessenta reais, como falei, e sim, duzentos e sessenta reais bem suados porque vindos de uma pobre professora estadual aposentada.
                                                          Katia Chiappini


                               

2 comentários: