Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 28 de maio de 2014

LIVRAMENTO: MEU RINCÃO QUERIDO

                          MEU RINCÃO:
            SANTANA DO LIVRAMENTO

Meu rincão bem-amado
Minha terra e querência
Olhar esse pago rasgado
É voltar á minha essência

Santana abençoada
Do avô, da avó e tios
Dos primos, da alvorada
Das cachoeiras e rios

És meu segundo berço
Santana da fronteira
A ti eu não desmereço
Desde a vez primeira

Lembro das brincadeiras
E travessuras sem fim
Dessa gente hospitaleira
Que ainda chama por mim

Na estância-uma raridade-
Eu subia em árvores-adorava-
Desde a mais tenra idade
Pelos campos cavalgava

Ao ver o gaúcho no campo
E as prendas nas panelas
Eu dizia:''aqui eu acampo''
Como o Quero-quero:''sentinela''

E a boiada lagarteando
Fico perdida a olhar
O mascate vem chegando
Tecidos e rendas vem mostrar

Domingo tem fogo de chão
Tem churrasco e o contador
De ''causos''-lá no galpão-
Tem prenda enfeitada com flor

Rincão é mais que um chão
É a paixão pela terra
É um querer bem com razão
Que não se acanha com guerra

Santana do Livramento
-Essa querência me enlaça
É emoção com sentimento
Como o da primeira valsa

                                  KATIA CHIAPPINI
                                         e-mail;katia_fachinello42@hotmail.com

Dedico esses versos aos primos queridos, com os quais estive, na fronteira, e com os quais tive oportunidade de conviver e relembrar fatos de minha infância na estância São Miguel do Sarandi, fronteira com Uruguai.
E para a mais bela prenda desse rincão, minha tia Bebê, quero deixar um agradecimento especial pela acolhida que me foi dada, na ocasião.
Fico com a saudade que só existe para aqueles que viveram grandes sentimentos.  E os melhores momentos ficam tatuados no coração e nunca se desfazem porque são sinceros e significativos.

Katia



3 comentários:

  1. Lindo, Tia Kátia! Também lembrei da minha infância, lá em Panambi!

    ResponderExcluir
  2. Sim,são lindos esses momentos em família,nada melhor do que o aconchego dos entes queridos

    ResponderExcluir