Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 8 de junho de 2012

VULTOS DA DITADURA!

            LILA RIPOLL & ÍNDIO VARGAS

Poetiza, professora, jornalista
Foi presa pela ditadura
Lila Ripoll, sindicalista, pianista
Materializou o protesto  pela tortura

Político, filósofo, sem falsidade
Foi Índio Vargas combativo e marcado
Adormeceu sonhando liberdade
E acordou na prisão amordaçado

Com o golpe de 64, como temia
Lila foi presa e libertada por doença
Engajou-se na política, na poesia
E não se deixou abalar em sua crença 

Lila Ripoll e Índio, esse esquivo
Viveram do militarismo, a estupidez
Ela já faleceu, ele, sofrido mas vivo
Tem o cansaço no corpo e na mente, lucidez

Nos seus livros Índio chamou a atenção
Revelou porque o plano não vingou
O injusto mostrou sem contemplação
E a desigualdade social revelou

Mulher de fibra, na luta pela transformação
Lila Ripoll embalou a esperança
A raíz é forte - os frutos dirão -
A semente germina e renasce a bonança

Lila Ripoll e Índio mostraram a cara
Foram fiéis arautos da liberdade
Na ditadura se fizeram peças raras
Como militantes da dignidade

KATIA

Email:k.treen2@hotmail.com

3 comentários:

  1. FILHOS E FILHAS DA DITADURA : ERGUEI A VOZ PARA ESSE POVO!

    ResponderExcluir
  2. Katia, bonito trabalho, me atingiu, pois meu pai foi preso na revoluçao de 64, tenho amargas lembranças desse tempo.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui amiga e ainda sou,de Marlene Vargas e de Índio , tenho os livros e ouvi histórias e mais histórias...Sinto pelo teu pai. Tive um tio de sangue e outro emprestado e ambos sofreram perseguições nessa época.

    ResponderExcluir