Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 9 de junho de 2016

LEGAL ?

                                 LEGAL?

Penso que essa pequena palavra ''legal'' está sendo usada como coringa, ou seja, substituindo e dispensando qualquer diálogo, comentário ou interação entre as pessoas, não tão legais assim.
Percebo que em algumas situações da vida esperamos por um carinho que a palavra pode agilizar.
Por exemplo:
Um casal se encontra na noite e essa transcorre eivada de romantismo. Na outra manhã, ao se despedir, a moça pergunta:
-Posso te telefonar?
-Legal
Um encontro transcorre alegre quando duas amigas de faculdade se encontram após alguns anos.Elas conversam na cafeteria e uma delas diz:
- A gente se fala, tá?
- Legal
Um escritor lança seu livro depois de perder suas horas de sono para chegar ao término .Ao encontrar seu melhor amigo no dia do lançamento da obra, faz a pergunta:
- Então, o que me diz, amigo?
- Legal
Nem preciso dizer que o escritor fica com o olhar perdido, tentando disfarçar a tristeza, visto estar autografando seus volumes, ao público que tentou reunir, para prestigiá-lo.
Então, legal nada tem de legal se nada acontecer, se não houver interesse na continuidade do encontro.Se não houver diálogo, mesmo breve, entre as partes.
É o mesmo que dizer: 
-A gente se fala .E passados alguns anos, perceber que os interlocutores nem se falaram...
Legal é sentar na praça para sorver uma cuia de chimarrão, é brincar com os netinhos, é viajar, no verão, para uma praia de mar.
Legal é levar a vovó ao Shopping e presenteá-la com um lanche e uma sessão de cinema. E vê-la se emocionar na cena do filme porque lembrou sua juventude.
Legal é conversar com a mãe e pedir sua orientação para a vida ,para os amores, ou em relação à profissão que pensou seguir.
Legal é ser legal com as amizades, é acampar junto ao clarão de um fogo de chão. É contar histórias ao redor da fogueira. É combinar uma pescaria com amigos e se dar ao luxo de conversar durante a madrugada.
Legal é interagir, se permitir viver praticando boas ações.
Legal é criar laços mais profundos onde a saudade irá morar por toda a vida. 
Legal é descobrir todas as artimanhas de um amor grandioso, que brota com calma e traz boa semeadura. E cresce fértil e verdadeiro.
Legal é não se omitir, é perdoar o filho pródigo, é procurar a paz de espírito perdida, é ser humilde para se arrepender, é saber perdoar, é saber se apaixonar, com espírito solidário, pela vida, pelo semelhante, por suas próprias qualidades, pelo seu esforço e determinação de ser a cada dia melhor.
Legal é o nosso melhor amigo. Aquele que chega antes que o nosso pensamento seja formatado. 
Aconteça o que acontecer, seja como for, legal mesmo é amar e confidenciar esse sentimento ao ser amado: sem culpas e sem desculpas.
Sexo é legal.
Amor é fundamental.

KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. Katia querida !
    Noto,que sinto cada vez, maias que a vontade de escrever está ficando mais distante...e,não é preguiça mental não...
    um certo desânimo...ainda bem,que tenho escritores maravilhosos que me encantam...até ler,as vezes me cansa...coisas da vida...e,o legal,também uso muito...me parece um arremate rápido para qualquer assunto...e,também não acho legal,mas....bjs minha Amiga.

    ResponderExcluir
  2. SIM,NOSSO ÂNIMO É VARIÁVEL. MAS SIGA EM FRENTE COM AQUELE SORRISO NO ROSTO E NÃO DEIXE QUE NINGUÉM O TIRE DE SEU ROSTO,MENINA!
    ASSIM, AS RUGAS VÃO CUSTAR A SE PRONUNCIAR E O ESPELHO VAI AGRADECER. BEIJOS,QUERIDA!

    ResponderExcluir