Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 19 de julho de 2016

BREVE REFLEXÃO: MATURIDADE.

          REFLEXÃO PARA A MATURIDADE

Se você já criou seus filhos e netos com carinho e atenção, se já ajudou a pagar os custos dos estudos universitários, a estada em curso de Inglês, no exterior, se já cuidou dos netos para sua filha terminar a faculdade, então, já é hora de pensar em você.
Se conseguiu juntar alguma importância e capitalizou para a maturidade, tome a iniciativa de aproveitar essas economias em proveito próprio. Não deixe o dinheiro parado por ter pensado em deixar de herança..
Sinta-se capaz de programar uma viagem, de assistir um show artístico de nível internacional,  de comprar algumas peças de roupa que paralisam seus olhos, nas vitrines .Mude o corte de cabelo, a cor de cabelo. Faça aulas de Yoga, de dança, de alongamento, de Pilates, de Hidro-ginástica, de natação, conforme o que for o mais adequado para sua constituição e de acordo com a opinião do médico que a acompanha em suas consultas anuais.
Faça aquele passeio para visitar um filho distante, para seguir até a fonte dos desejos e jogar sua moeda, para visitar um templo budista e ouvir os monges, em seminários que canalizam seu desejo de evoluir espiritualmente.
Faça e desfaça, inicie um caminho que é só seu, independente do que seus familiares vão opinar.
Se esteve pensando em deixar o dinheiro acumulado para seus entes queridos,mesmo percebendo que cada um se sustenta com a profissão que possui, volte a refletir, volte os olhos para você mesma e siga seus desejos, sonhos e vontade própria.
Pense que dinheiro sempre será motivo de discórdia depois que você faltar. E muito dinheiro, na mesma proporção, trará mais discórdia entre os herdeiros.
Pense que mesmo havendo um testamento há maneiras de um irmão tirar proveito em seu benefício, porque os mais ''espertos'' passam a conversa fiada nos outros, de bom coração.
Guarde uma parte do que você juntou para custear despesas com sua saúde, se puder e se não quiser ser motivo de preocupação para seus descendentes.
A outra parte disponha como bem lhe aprouver e liberte-se dos encargos que teimam em lhe impor.
Se passou uma vida trabalhando e juntando seu sofrido dinheiro,com passo de formiga, não permita que alguma cigarra matreira o tire de você.
É de sua responsabilidade gerenciar suas economias.
Não permita que seus descendentes vendam a casa onde você mora para dividir o dinheiro.  Eles podem planejar interditá-la, com ajuda de um atestado médico, inescrupuloso, que a incapacite para continuar a lidar com suas economias. E depois disso, podem colocá-la numa casa geriátrica, contra sua vontade.
E nem que a vejam chorando vão ter outra atitude porque a ganância já terá se estabelecido nas mentes doentias e ingratas.
Querida dama de terceira idade, reflita sobre tudo o que acaba de ler e que talvez nem seja novidade. Mas pode lhe ser útil, porque pode dirimir dúvidas e servir de motivação para que perceba os caminhos que sua vida está tomando, antes que outras pessoas atravessem seus passos, e interfiram em sua liberdade. E não lhe proporcionem um alongamento de vida com alegria e o merecido respeito.
Hoje em dia, os caminhos escusos estão a nos tentar para o mal e ninguém pode confiar, plenamente, em ninguém.
As más companhias podem ser aquelas pessoas que se fazem amigas, mas que planejam, ao longo de um tempo, atos insanos e que lhe causam surpresas desastrosas.  E essas pessoas podem ser de nossa família, como podem ser nossos sócios na firma, como quaisquer outras pessoas próximas de nós, nas quais julgávamos poder confiar, indiscriminadamente.
Querida dama de melhor idade, lembre-se de que só será a melhor idade se você assim a fizer.
Seja você mesma ,mesmo na terceira ou quarta idade. Não é a idade que vai lhe deixar velha, e sim, a falta de sonhos, de planos, de energia espiritual. E essa vem da fé e da esperança que lhe pertence até seu último momento de existência.
Seus passos podem estar mais pesados mas sua essência pode ser sua força motriz a impulsionar o caminho que escolheu como seu.
Seja você mesma, sem tempo e a qualquer tempo.
E dê a si mesma, um tempo de reflexão sobre seu próprio tempo e o torne promissor, produtivo e feliz.
Seja feliz, minha querida dama de melhor idade!

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: