Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

TUDO O QUE SABEMOS MAS LAMENTAMOS!

                   TUDO O QUE SABEMOS
                                   MAS
                        LAMENTAMOS...

Quando não há parâmetros a seguir a sociedade enfraquece e as consequências desequilibram nossas vidas.
Quando nossos filhos se envolvem com jogos eletrônicos, dispensando o convívio familiar, cria-se um clima de egocentrismo e isolamento permitido. E esse fato se torna prejudicial e especial motivo de preocupação.
Quando o cidadão se sujeita a um salário de fome, está desistindo de si mesmo, embora seja o que tem no momento.
Quando a empresa demite um trabalhador esforçado por não cumprir as metas exigidas, ele se desespera e perde a fé na humanidade.
Quando o homem busca um novo emprego, faz concurso público, mas não é chamado,porque descobre que foi preterido por ter atingido a idade de 40 anos, passa a bater de porta em porta, acaba por chegar a uma triste realidade: a de que sua formação profissional de nada vale.
Quando um homem trabalha de Sol a Sol e não consegue sustentar sua família, acaba por tirar seu filho da escola para jogá-lo nas ruas. Ou para pedir esmola ou para ser explorado no trabalho infantil, que a lei não permite.
E esses,vítimas de abusos de toda ordem e sem apoio familiar, serão os escolhidos pela cracolândia dos becos nefastos e fétidos.
Quando subimos no emprego porque bajulamos nossos superiores estamos coniventes com a desonestidade que impera no país.
Não raro, tomamos conhecimento de que grandes gênios dos avanços científicos e tecnológicos, infelizes com o mau uso de seus inventos, se suicidaram ou se isolaram do mundo, em estado de depressão, quase mortos vivos.
Quando homens subjugam e torturam suas mulheres com atos de violência, as leis vigentes atenuam suas penas e lhes dão a liberdade. E os homens de bem, que pagam seus impostos, com o suor de seu rosto, precisam gastar uma quantia considerável para se proteger com grades, alarmes e seguranças particulares.
Quando os idosos  são vítimas de maus tratos e postos à margem do convívio de seus lares, de nada reclamam para passar mais um final de ano com os filhos ingratos, recebendo aquele falso abraço por ocasião das festas natalinas.
Outros filhos passam na tesouraria do asilo e deixam seu cheque mensal, mas não pedem para ver seus idosos.
E se o idoso estiver no pátio tomando Sol e perceber o familiar saindo em direção ao carro, ainda irá justificar:
- Meu filho é um executivo e está sempre muito atarefado...
Quando o homem agride a terra e muda seu ciclo, em contrapartida, a terra reage e se manifesta em forma de tornados, enchentes, terremotos, ventos alucinantes ou chuvas abundantes, fora de estação .E os fenômenos climáticos vão  devastando a fauna e a flora e tornando insustentável a vida no planeta.
Há muito se percebe não haver um delineamento de parâmetros a serem seguidos, em prol da preservação da espécie. A ganância leva a acumular lucros, sem escrúpulos. A ânsia pelo poder e o enriquecimento ilícito estão em pauta e as leis caminham com passos de tartaruga.
A insegurança atropela, a teoria da conspiração parece ter sentido, a manipulação da massa, quase analfabeta, se rende aos políticos de plantão e de carreira. Os falsos líderes proliferam e tudo fazem para se perpetuar no poder.
E o poder segue na mão dos poderosos e não nas mãos de homens competentes. Desses que se dedicaram ao trabalho sério e cujos bens  foram adquiridos com o suor do próprio rosto.
Dizem os entendidos que essa é uma fase de transformação da sociedade, uma passagem que ocorre, de tempos em tempos, na história das civilizações.
Mas quem nos garante que a passagem seja para colher resultados que nos beneficiem como cidadãos de bem?

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: