Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 13 de maio de 2020

REFLEXÕES EM PAUTA

             REFLEXÕES EM PAUTA

REFLEXÕES EM PAUTA
( sinal de alerta )
Lembra da corrida do saco, da quermesse na Escola, do jogo de amarelinha, do bil-bo-quê, das bolinhas de gude?
Lembra das cinco marias, de pular corda, do iô-iô, do passa-anel, de jogar pedrinhas no rio, de rolar nas dunas de areia, de virar cambalhota?
Lembra do jogo de caçador, do dorminhoco, do esconde-esconde, do jogo das cadeiras, da vaca amarela, de brincar de roda?
Poderíamos tentar reviver algumas dessas atividades para retornar a um estilo de vida mais saudável.
As crianças vivem uma pseudo-felicidade, sem perceber que dedicam muitas horas aos aparelhos eletrônicos e seu manuseio.
E são capazes de quebrar um vidro da mesa da sala, num surto psicótico, pela inabilidade em ultrapassar as fases mais difíceis de um jogo de computador.
Por outro lado, costumam se trancar nos quartos, enquanto os pais estão ausentes, sem que esses saibam que tipos de imagens ou assuntos, seus filhos estão acessando.
O comportamento do filho vai sofrendo alterações na medida que lhe falta o necessário acompanhamento e boa formação familiar.
Quando menos se espera, a criança abandona seu grupo social, incluindo os amigos do time de futebol. Ao mesmo tempo, se recusa a manter um diálogo com os pais, quando necessário.
E troca seu mundo real, o de sua responsabilidade, pelo mundo virtual e fantasioso.
Passamos a perceber que se acentuam alguns sintomas de problemas neurológicos a se instalarem, quase que de imediato.
Para reverter esse quadro vamos precisar do auxílio de profissionais competentes e sugeridos para a solução dos problemas comportamentais.
Esse esforço conjunto deve agregar pais, educadores, psicólogos, psiquiatras, terapeutas, uma assistente social, orientadores educacionais,clube de pais e mães da comunidade.
É necessário voltar ao equilíbrio e fazer entender que os aparelhos eletrônicos devem ser acessados para estudos, consultas, leituras exigidas pela Escola. E, se tornarem mais uma das atividades da vida do adolescente. E nunca a única.
Os pais podem congregar a família em jantares programados e solicitar o não uso dos smartphones nessas ocasiões, bem como solicitar que seja mantida a televisão desligada.
Os professores podem sugerir o não uso dos celulares durante as aulas. Na hora do recreio, se o aluno estiver ansioso, pode rá conferir suas ligações.
Vamos trocar o uso exagerado dos eletrônicos pelo uso do bom-senso, tão esquecido em nossos dias.
Sob pena de voltarmos a agir como ''Narciso'' que se ajoelhava à beira do rio para admirar o reflexo da própria figura.
E se perdia na fragilidade de seu comportamento, cujo ponto crucial era o excesso de vaidade.
E se permitia endeusar o próprio Ego.
E só a ele, ao senhor Ego, dedicava seu tempo
KATIA CHIAPPINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário