Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 4 de abril de 2022

CINCO MINUTOS

CINCO MINUTOS


 Se voltasse no tempo por cinco minutos voltaria a dizer aos meus pais que os amei muito e que os amo, a cada dia, pelo exemplo que me legaram,

Cinco minutos bastam para pedir perdão. E para me arrepender de não ter visitado , mais vezes, meus queridos avós.

Cinco minutos bastariam para pedir desculpas para minha mãe que me levava o café da tarde no quarto e eu o recusava porque não queria interromper meus estudos e temas escolares.

Cinco minutos seriam preciosos para pedir desculpas ao meu filho, quando lhe neguei permissão para, aos 6 anos de idade, acampar com seus colegas de Escola. Jamais esqueceria que ele percebeu, naquela manhã, que não tinha sido acordado, olhou para mim e as lágrimas brotaram incontidas e nunca escondidas. E não teria mudado de Escola, na sétima série, se imaginasse que meu filho nunca se conformaria de não se formar, no fundamental, com sua turma de longos anos.

Se tivesse cinco minutos a mais, teria comprado flores para receber minha mãe, após voltar de uma intervenção cirúrgica delicada.

Se tivesse os preciosos cinco minutos, teria reservado um lugar na primeira fila do auditório, para assistir, mais de perto, a especial comemoração, por ocasião da formatura de minha filha. Percebi que seu rosto se voltava de um lado para o outro me procurando na plateia, porque lhe coube a tarefa de ser a oradora da turma.

Se me fossem dados esses cinco minutos, eu agradeceria a meu pai pelas palavras e orientações seguras, feitas com carinho. O discurso se estendia para fazer valer o que seria correto e visava conscientizar, usando argumentos baseados nos valores ensinados no lar. Papai queria ser ouvido através de gestos bem equilibrados, demonstrando seu amor, Nunca desejou ser lembrado por grosserias e muito menos ser obedecido por um temor cego, 

Cinco minutos são preciosos para salvar uma vida, elogiar as notas do boletim do filho, evitar um confronto, dar um abraço, apertar as mãos para reiterar a amizade que sofreu um desequilíbrio momentâneo,


    Cinco minutos de um profundo amor valem uma vida.

Recupere os cinco minutos que lhe faltam para ser feliz buscando um novo olhar, um novo objetivo, uma nova jornada e o aprimoramento dos valores solidários que levam à crença nos valores cristãos.

E, hoje, antes de dormir, agradeça a Deus por suas realizações, por sua família e pelos desafios que já enfrentou para solidificar seus planos futuros.

Seja feliz! Permita-se viver intensamente os cinco minutos que priorizou em sua vida, a qualquer tempo.

Katia Chiappini 





3 comentários: