Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 6 de maio de 2013

LEMBRANDO AS MAMÃES !

                                  MÃES !

Mães são as melhores companheiras que desejamos ter sempre ao nosso lado. São as primeiras a se levantar e as últimas a adormecer.
São as que não se esquecem de guardar os alimentos na geladeira ou de verificar se a porta da casa foi chaveada ao anoitecer.
Pouco lembramos de escrever sobre ela. Isso é feito quando as professoras de primeiro grau solicitam um a redação para comemorar o seu dia. E tanto teríamos que escrever, e mesmo assim, pouco diríamos do muito que representam em nossas vidas.
Teríamos que lembrar de sua meiguice, dos conselhos na fase da adolescência, de sua dedicação, do senso de dever e do  espírito incansável na busca de uma vivência fortalecida com os valores cristãos. Mães bondosas são sempre bonitas, mesmo com o cabelo desfeito ou as unhas inacabadas. Elas esperam pelos filhos madrugada a dentro e aguardam o barulhinho da chave da casa na porta central, que lhes dirá que está tudo bem. E só depois se dirigem ao leito para o merecido descanso.
Mesmo as mães mais sofridas, com condições mínimas de sobrevivência, protegem seus filhos com igual cuidado para que nada lhes falte. E contornam todas as dificuldades sem temores.
Elas pintam a face do mal e do bem de tal modo que os filhos não podem alegar ignorância na escolha do caminho a percorrer.
Lembram de ensinar que o dinheiro não vale a desonestidade, nem a ambição desmedida que se voltam contra quem nelas mergulhou sem medir consequências. E que a prioridade será obter um trabalho digno e vencer pelo próprio esforço.
As mães amorosas perdoam os filhos pródigos que retornam arrependidos ao lar de origem. Porque Deus as fez dotadas de uma beleza interior capaz de ofuscar o brilho da joia mais preciosa.
Mães são estrelas, as mais cintilantes, cuja missão é guiar os passos dos homens. São as geradoras da vida. Não precisam ser letradas 
Amam, sofrem, lutam, sonham, desafiam e ultrapassam fronteiras e nenhum sábio tem melhor intuição do que elas. E vencendo as barreiras do tempo se tornam a pedra angular da humanidade..
O destino do homem está nas mãos de suas mães. Só elas tem o discernimento para construir e defender os valores éticos e morais que norteiam nosso comportamento e postura diante da vida.
Minha querida mãe -e já não a tenho - nasceu em noite de lua cheia e brilhou intensamente em minha vida. Aos noventa anos de idade se despediu de mim, noutra noite de lua cheia, que se fez presente, espreitando pela janela, o seu leito. 
Mamãe foi minha mulher-guia e a figura mais expressiva em minha vida. Compartilho o amor que tenho por minha mãe com todos os filhos que irão abraçá-las na data que lhes pertence.  E que irão comemorar a esse dia, reunindo a família ao redor da mesa.
E lembrem-se : não magoem o coração de uma mãe porque elas, mesmo sem entender, não atiram pedras porque esperam receber flores. E não esperem seu perdão, antes declarem o seu amor.

                                    FELIZ DIA DAS MÃES !

                                    KATIA CHIAPPINI

                                    MAIO / 2013
                                    E-mail: katia_fachinello42@hotmail.com


3 comentários:

  1. Disculpe, mais perdí minha mae quando bebé. Não tenho a menor ideia o que es ter mae.....
    eu teve dois filhos casarom e tchau
    minha companhia é meu cachorrinho,ele me acompanha a os almoços do dr. Benson. feliz dia das mães pra vcs q tem amigos, mae, o tiverom ,um dia.

    ResponderExcluir