Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CONSIDERAÇÕES: APOCALIPSE

                           APOCALIPSE

O apocalipse é obra do apóstolo João, mais ou menos no ano 100. É um livro de difícil entendimento e considerado enigmático por usar simbologia. O livro foi dirigido às igrejas da Ásia Menor. João pretendeu afirmar a vitória de Deus sobre a terra.
O simbolismo teve a finalidade de chamar atenção atiçando a curiosidade do leitor para que procurasse o sentido da simbologia na própria Bíblia Sagrada.
O cordeiro simboliza Cristo:
-Cordeiro de Deus, vós que tirastes os pecados do mundo, dai-nos a paz. (assim rezamos na santa missa )
A mulher significa a igreja cristã; o dragão significa as forças hostis ao Reino de Deus. As duas feras se referem ao império romano e ao culto imperial. A fera é Nero; a Babilônia é a Roma pagã. As vestes brancas significam a vitória. Cristo é chamado de ''o filho do homem'' ou de'' cavaleiro'', entre outros nomes.
O apocalipse não deve ser tomado como história contemporânea escrita no tempo ''futuro''. Não se trata de uma revelação clara do futuro.
O apocalipse é uma mensagem sobrenatural colocada em símbolos que se situam no passado, no presente, no futuro.É um período indefinido que separa a ascensão de Jesus de sua volta gloriosa.
Cristo anuncia aos fiéis a impossibilidade de fugir do sofrimento. Ele garante a salvação para os homens de boa vontade que caminharem ao seu lado,dentro dos princípios que trouxe ao mundo com sua pregação.
Existe o profeta canônico que escreveu a Bíblia. E existem falsos profetas em nossos dias.
Qualquer ser humano, pastor ou não, que se dedique a estudar a Bíblia e difundir a palavra de Deus, pode ser chamado de porta voz de Deus. Ser porta voz é mergulhar na revelação. É estudar o livro sagrado muitas horas por dia para desvendar os códigos e simbolismos. Da mesma forma que se faz uma faculdade, esses seguidores de Cristo na terra, se deixam ficar por muitos anos, à procura da palavra revelada.  E mergulham na meditação, na prática da adoração e da louvação a Deus.
A palavra de Deus só se revela a quem vai buscá-la .Só se torna clara para quem acredita nos seus ensinamentos e a procura.
O apocalipse nos veio através de João para atestar a palavra de Deus.
Deus revelou sua palavra para seu filho Jesus Cristo. Esse enviou um anjo que apareceu para João e lhe confidenciou a palavra sagrada. E João recebeu ordens de escrever o conteúdo apocalíptico e mandar aos servos de Deus. Os servos de Deus formam as igrejas.
O apocalipse tenta desvendar as coisas que vão acontecer no futuro. Mas as coisas espirituais serão conhecidas apenas para quem tiver interesse nelas. Só quem buscar a palavra divina irá chegar mais perto da verdade revelada.
Ao leitor superficial e descrente nada será revelado.
Mas só a Deus é dado conhecer o futuro pela sua faculdade de ser o único que tudo sabe.
Podemos distinguir três momentos:
-Revelação- quando Deus fala a João e só a ele revela os mistérios da fé.
-Inspiração- quando Deus atua na mente de João para que esse registre o que Deus falou.
-Iluminação- quando ao ler as palavras sagradas o espírito ilumina a mente para entender o que foi revelado, no passado, já decorridos, a partir disso, muitos milênios.
Existem três escolas sobre o estudo do apocalipse:
-Futurista- pessoas que concluíram que os prognóstico não se cumprirão e nem se cumpriram.
-Preterista- pessoas que afirmam que tudo ficou no passado.
-Historicista- entre os dois extremos. É acreditar que a mensagem volta aos tempos de João mas se destina ao futuro. A profecia é aliada com a história. E Jesus Cristo nasceu, viveu e morreu no tempo do império Romano. João foi para a ilha de Patmos, como presidiário.
 E lá Cristo se revelou a ele, algumas vezes, em forma de aparição.
Há uma imagem de Cristo andando entre 7 candeeiros e com 7 estrelas na mão. Os sete candeeiros são as sete igrejas e as 7 estrelas são 7 anjos. Esse é um código profético que nos leva a crer que Cristo andava entre os homens com sua legião de anjos. E que deu a cada um de nós um anjo protetor.
 Aceite a proteção de seu anjo. Ele acompanhará seus tímidos passos e estará como um ser espiritual que lhe dará a proteção nas horas mais difíceis de sua trajetória.
E Deus quer se apresentar a nós para ouvir nossos lamentos, estender a Sua mão, nos aceitar como somos, nos receber como filhos pródigos e perdoar. Quer nos mostrar que o passado deve ficar onde está para podermos erguer a cabeça e seguir caminhando ao Seu lado.
O tempo é veloz e a vida é pequena. 
A caminhada vai prosseguir até que cada um de nós possa atingir a serenidade da alma.
Deus tem um plano traçado para nós, mas permite que façamos nossas escolhas.
E a minha escolha primeira é a palavra de Cristo e a crença em seu Pai Celestial 

KATIA CHIAPPINI 

Um comentário: