Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 3 de janeiro de 2016

ENTREVISTA PARA O GRUPO ELOS LITERÁRIOS

                                                                  ENTREVISTA
Para: Pérola Bensabath, Pedro Pantaleão, Editora Alternativa, Milton Pantaleão

 1-Qual é o seu nome?

1- Meu nome de batismo é Maria Catarina Almeida Chiappini. ( solteira )
Ao me casar passei a assinar Maria Catarina Chiappini Fachinello ( até o divórcio )
Mas o apelido de casa sempre foi Katia .E esse foi o nome que interiorizei.
Katia Chiappini é também um pseudônimo para assinar os textos de literatura.

 2-Quem é Katia?

2-Katia é uma mulher tranquila que ama estar em família entre os três filhos e quatro netos. E que procura conservar as amizades sem julgar e nem discriminar as pessoas.

 3-Prosa,verso ou música,o que define você?

3-A prosa e o verso são provenientes de família.
A música foi amor à primeira audição. E, antes de mim, nenhum familiar se interessou pelo aprendizado de instrumentos.
Sou prosa, verso e música simultaneamente.

 4-Defina suas preferências musicais e literárias

4-Música preferida: Sonata ao Luar, Beethoven.
Música popular preferida: As rosas não falam: Cartola
Escritor preferido: Machado de Assis -Dom Casmurro-
Poeta preferido: Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac
Homem inteligente: Arnaldo Jabor
Mulher bonita: Bruna Lombardi, musa inspiradora de Mario Quintana
.
 5-Cite um momento importante de sua vida?

5-Momento importante
:
O nascimento de minha filha primogênita, antes do tempo previsto, com 4 voltas de cordão umbilical enroladas no pescoço. E com jeito de bebê prematuro. Nasceu miúda, de rosto pequeno.
Eu consegui recuperar seu peso e altura, após amamentá-la com carinho e paciência. Eu esgotava bem o leite de um seio antes de passar para o outro.
E acordava o bebê que cochilava entre um gole e outro. Pedia que não me interrompessem nesse instante e fazia questão de secar cada seio para ter certeza de que o alimento era bem absorvido.
Um mês depois quando fui ao Pediatra recebi um elogio porque a criança tinha atingido o pleno desenvolvimento para o período de vida.
Enquanto o bebê ficava viçoso eu emagrecia de tanta preocupação. Mas cada minuto a ele dedicado valeu à pena
.
 6-Amor sem sexo ,sexo sem amor?

 6-Amor para mim precisa despertar bons sentimentos e envolver o relacionamento com companheirismo, cumplicidade, respeito, confiabilidade e amizade.
O sexo é complemento indispensável para que a entrega seja de corpo e alma. É expressão física do amor e um impulso natural e saudável.
Amor sem sexo é possível mas improvável.
Sexo sem amor também é possível, mas deixa um vazio depois.
Os casais não se separam por falta de sexo e sim, por falta de amor.
Para mim ,amar é um sentimento para ser levado á sério e não me permito ser nuvem passageira. Aliás ''Nuvem Passageira'' é o nome de uma composição musical de Hermes Aquino, que fez sucesso ,nacionalmente, quando lançada
.
7-Profissão?

7-Sou professora aposentada Estadual. Lecionei por 33 anos Português e Matemática para o primeiro grau, ou fundamental. E Psicologia, Estatística e Sociologia da Educação para o segundo grau.
Cursei Pedagogia e Direito na P.U.C /Porto Alegre.
Tenho extensão universitária em música e curso de piano. Leciono, preferencialmente ,para a terceira idade. E me apresento em eventos em piano solo.
Participo de Coletâneas com poemas e crônicas. E escrevo,eventualmente, para jornais locais.

8-Apaixonada por quem ou por que?

8-Apaixonada pela vida em todas as suas formas e dimensões
.
9-Como se sinto no grupo Elos Literários?

9-Desde que comecei a participar do grupo me senti prestigiada e fiquei atenta aos comentários dos escritores que parecem aceitar, sem restrições, meus textos. Tenho prazer em postar as matérias porque quem escreve precisa ser lido, precisa compartilhar e interagir com continuidade. Só desse modo virá o aperfeiçoamento pretendido.
Percebi que a coordenadora Pérola não mede esforços para atender aos anseios do grupo,bem como, costuma se empenhar em promover a ampla participação dos escritores.
O ambiente é saudável, respeitoso e acolhedor.
Como a pérola rompe a ostra para nascer, Pérola rompe barreiras para se fazer ouvir e transpõe qualquer obstáculo para unir seus escritores e ''pupilos'' de literatura, ou'' apadrinhados'', com carinho.
Pérola ,onde estiveres estarás em nossos corações e levarás nosso reconhecimento e admiração

10- Alguma palavra a dizer?.

10-OBRIGADA AOS ELOS LITERÁRIOS PELA GENTIL ACOLHIDA
OBRIGADA PÉROLA, MILTON E EQUIPE ENVOLVIDA NA EDIÇÃO DAS COLETÂNEAS.
ATENCIOSAMENTE:
KATIA CHIAPPINI
PORTO ALEGRE,3 DE JANEIRO DE 2016.
Comments
Katia Chiappini Mais uma vez: obrigada, querida Pérola Maria Bensabath Oiye
Valéria Reani Muito bom!
DescurtirResponder115 min

3 comentários:

  1. UM POUCO DE MIM! Publiquei aqui, mas depois confiro as demais visualizações para contabilizar os comentários, no grupo ELOS LITERÁRIOS, DE SALVADOR,BAHIA

    ResponderExcluir
  2. Uma entrevista em que te mostras de forma bem transparente, de corpo inteiro! Um feliz 2016 para ti e para os teus! O meu abraço. Beatriz

    ResponderExcluir