Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 4 de abril de 2019

MAMÃE POSSO IR? QUANTOS PASSOS?

             - Mamãe posso ir? Quantos passos?

 - Mamãe posso ir? Quantos passos?
- Dê uns três passos de elefante para ver o mundo ao seu redor e retorne ao mesmo lugar.
- Mamãe posso ir? Quantos passos?
-Dê uns três passos de lebre e os demais, de tartaruga.
E a mãe continuou explicando que é preciso construir o caminho, passo a passo como ensina a formiga.
- Mamãe, então vale mais fazer a viagem de trem do que de avião?
- Minha filha, ao andar de trem você vislumbra vales, campinas, serras, rios, plantações bem demarcadas, revelando o trabalho do homem.
E a mãe lembrou de dizer que a filha estivesse andando de ônibus ou sob os trilhos de um trem, passaria por casebres humildes e encontraria crianças abanando pela janela.E sorrindo para aquelas pessoas que levam uma vida que elas gostariam de ter, mas que lhes é negada.
E aquele sorriso infantil talvez seja breve!
As necessidades de educação, de saúde, de moradia e de segurança estão sendo pouco valorizadas e os direitos fundamentais do ser humano estão sendo vilipendiados. E essas crianças esquecidas vão perceber que alguns cidadãos vão crescer e adquirir bens, valendo-se de apadrinhamentos e benesses. E em nome da fama e fortuna serão fadados a se tornar bajuladores, falsos, fingindo uma amizade inexistente porque baseada em interesses próprios.
A mãe fazia considerações para sua filha entender que o curso da vida exige paciência e determinação para produzir bons resultados.
 A filha voltou a falar:
- Mamãe, mas quem anda de avião?
- Filha, o turista viaja de avião porque economiza parte de seus ganhos para conhecer outros lugares.
O executivo viaja de avião porque faz parte de seu trabalho.
Os pais viajam nas féria escolares e levam seus filhos para desfrutar do lazer e da companhia, uns dos outros.
O fugitivo viaja de avião para se esconder e não ser encontrado por crimes praticados.
- Mas em sentido figurado ,filha, na vida real, antes se dá os primeiros passos com os próprios pés e se faz uma longa caminhada.
Busca-se a educação, os valores cristãos, o trabalho honesto, a construção de uma família. Como quem sobe num trem de ferro e conhece as estações que antecipam a chegada.
É preciso descobrir a vida, amar as pessoas, auxiliar o semelhante, cair e se levantar para prosseguir sem desistência.
E quem imita a formiga pode até  não atingir a grandeza  e o porte do elefante.Mas irá atingir objetivos próprios e terá seu valor reconhecido, pelos seus esforços. E deixará bons exemplos para sua descendência. E será lembrado pelos seus feitos e não pela quantia em dinheiro que deixou.
- Mamãe posso ir? Quantos passos?
- Ah! minha filha, dê os passos necessários para atingir os que precisam de você. Seja solidária e abra seu coração para consolar
 os que necessitam ser ouvidos.
E viaje, em sonhos, para se deitar nas nuvens do céu ,brincar com os anjos protetores e para brilhar como as estrelas, num certo dia, quando estará piscando para os entes queridos que terá deixado na terra e que a terão na lembrança, para todo o sempre.
E descubra que a felicidade pode estar entre os que têm menos dinheiro e mais virtudes morais. Essas últimas, não podem ser roubadas.

KATIA CHIAPPINI


Um comentário: