Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

COMO VOCÊ SE VÊ?

                     COMO VOCÊ SE VÊ?

Não sei se você já percebeu que quando encontra uma pessoa e a convida para um chá da tarde,você se revela por alguns detalhes interessantes.
Se você a convida para falar mal das pessoas e para salientar os  aspectos negativos do seu semelhante, logo começa a demonstrar uma fisionomia carregada, gestos mais exagerados ao se expressar, e pouca naturalidade.
Você está se deixando levar por um sentimento de inveja ou despeito.
Se cada vez que você encontra seus amigos, não se priva desses malévolos comentários, pode perceber que você mesma se encarrega de deixar seu dia mais tenso e de carregar um peso que não é o seu, nas próprias costas.
Quem acorda se exclamando porque está chovendo e perde seu precioso tempo em blasfemar, pode saber que todo o seu dia não irá correr bem.
Há pessoas que se encontram com outras e falam de si o tempo todo ou falam dos outros com sarcasmo.
Mas, como isso se torna hábito, a pessoa não percebe que está tomando do próprio veneno e se tornando angustiada, depressiva e infeliz. Isso se deve ao fato de que ela mesma afasta as outras pessoas de seu convívio.
Quando pais e filhos brigam o tempo todo, é sinal de que o clima está viciado. Ou a mãe acorda os filhos, já aos gritos, para não perder a hora da Escola, ou o pai fica berrando que desocupem o banheiro que ele precisa entrar.
Se quiser ser útil ,quando encontrar alguém de mal com o mundo, tente falar de coisas belas, de planos de vida ,de conquistas que podem ser feitas, de brincadeiras e travessuras de seus filhos.
Tente mudar a energia dessa pessoa e faça com que ela se sinta mais tranquila.
Há pessoas que acordam dando bom dia, beijando os filhos e o marido ,antes de ir para o trabalho, de tal forma que todos se sentem bem. 
Se o dia começa bem, quase sempre vai terminar bem.
A pessoa de boa energia procura sorrir, ajudar o próximo, se sentir útil no trabalho e no lar.
Todos deveríamos ser terapeutas, uns dos outros, no sentido de saber ouvir, saber orientar, deixar falar. Em última análise, quem está feliz já levanta da cama com seus objetivos delineados no sentido de bem cumprir suas tarefas para se sentir pleno.
Quem tem bom humor, leva a vida com mais transparência, define  e ordena suas tarefas diárias e cumpre com seu dever.
Quem tem mau humor, já acorda questionando pequenas coisas, já reclama porque se esqueceu de comprar a manteiga ou a fruta que costuma comer pela manhã. Tudo vira um drama e a primeira reclamação puxa as demais que se enfileiram  no dia a dia.
Como você se vê no meio de tudo isso?
Como enfrenta os desafios?
Você respeita o próximo ou tem prazer em implicar com tudo e com todos?
Precisamos evoluir em nossa existência para deixar bons exemplos aos descendentes ,para amealhar comportamentos dignos de serem seguidos, para tornar a própria vida um apostolado constante e determinante de nosso modo de proceder.
Se percebermos que estamos num dia de mais preocupações, precisamos assimilar os procedimentos que vamos tomar, desafiar a nós mesmos.E nunca culpar os outros pelos nossos erros.
Precisamos estar conscientes de que podemos mudar nossa energia e transformar nosso mundo opaco em luz.
Quando encontrar uma amiga ,saiba perguntar o que ela tem feito, fale de suas conquistas, pergunte por outras amigas de Escola, fale de um filme que assistiu ou de um bom livro que tenha lido.
Cuide para não falar só da vida alheia. Não deprecie e nem julgue ninguém. Antes ouça e aconselhe para confortar a pessoa.
Conserve um bom astral ,uma boa aura ao seu redor.
Você sabe que nossos anseios, raiva, inveja e demais sentimentos menos nobres são responsáveis pela baixa imunidade. 
Fabricamos a nossa própria  enxaqueca, a gastrite, a dor no peito, a pressão alta, a taquicardia.
Mas também podemos elevar nosso espírito e pensamento. Se assim o fizermos, vamos estar prontos para brincar com os filhos, esperar o marido com um bolo feito em casa, contar histórias aos pequenos, na hora de dormir.
E um pouco de mel, de gestos carinhosos, só nos darão em troca, alguns momentos de intimidade sadia, de contentamento a dois, de olhares mais prolongados que se insinuam e pedem um complemento. E aquela dança sensual pode emoldurar nossas travessuras românticas e ornamentar corpo e alma.
E um pouco de fel nos contamina o espírito, solta as bruxas que temos, faz esbravejar, faz o organismo se desestruturar, a postura se encurvar, a coluna doer.
Quando um cidadão ,que se diz do bem, diz inúmeros e caprichados palavrões no trânsito, por motivo fútil, quer dizer que há tempos não faz seu exame de consciência para aprender a respeitar seu próximo.
Quando o patrão repreende o empregado nas reuniões da equipe, está se sentindo o todo poderoso, por possuir uma situação financeira melhor. E sua superioridade ultrapassa o cargo que ocupa. 
Então como você se vê?
Sempre é tempo de mudanças.
Os cientistas e pesquisadores mudam o tempo todo, pois a evolução prevê mudanças.
Os sábios aceitam opiniões e mudanças. E buscam a evolução em suas vivências e experiências. E buscam assimilar as novas teorias e comportamentos para atingir a perfeição.
 Então, se você ainda não se encontrou, tente outra vez.
Permita-se aceitar os desafios para que consiga ver, em si mesma, o melhor de você.
Seja tudo aquilo que quiser ser e busque, ainda, o que lhe falta ser

                             KATIA CHIAPPINI

3 comentários: