Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE


 17 de novembro: dia da

criatividade.
Hoje se comemora o dia da criatividade.
Essa característica é importante para mostrar a capacidade de músicos e escritores, de cientistas e técnicos, de pesquisadores, de todas as pessoas que interagem com a humanidade, no sentido de investir em novas soluções para velhos problemas.
Os seres humanos são criativos e essa característica afasta os estudiosos de sua zona de conforto, da facilidade de apertar o piloto automático.
A criação do pintor, do escultor, do arquiteto, do engenheiro, do professor, se transformam em evolução das estruturas ou das opiniões ditas sedimentadas.
A curiosidade leva o homem à criação e sua inquietude avança no sentido de transformar e acrescentar novos componentes aos conceitos já existentes, visando o progresso.
Uma dona de casa pode ser criativa, bem como um pescador, um tropeiro, um lavrador.
Mas há, em contrapartida, quem utilize sua inteligência criativa para seguir caminhos escusos e os apelos do mal.
Então, lembramos do valor incontestável da educação dada no lar, que privilegia o respeito entre pais e filhos, professores e alunos, entre patrões e empregados.
Atravessamos um período de inversão de valores onde o modelo de família bem estruturada está ameaçado pela vigência de costumes que tentam varrer todo o esforço feito em prol de uma convivência sadia e comunitária.
Uns dizem que é modernidade e que não podemos ser retrógrados.
Mas, a discussão é bem mais profunda porque não se pode confundir liberdade com liberalidade, onde o egocentrismo quer justificar a invasão de privacidade, ou a bajulação interesseira, ou falsas promessas, não só em época de eleições.
Quem sabe possamos sugerir a criação da síndrome do auxílio mútuo, onde a coletividade se movimente em prol dos injustiçados do sistema.
Uns podem praticar o voluntariado, outros podem criar centros de alfabetização entre as tribos indígenas que vivem longe da civilização, outros ainda podem recolher roupas e alimentos durante o ano, contínua e permanentemente.
Os cultos religiosos podem agregar mais fiéis, ao invés de afasta-los com a exigência do dízimo compulsório e indigno.
Criar é investir na moradia, saúde, trabalho e educação, com um rol de propostas que atendam às necessidades básicas do ser humano.
Porque acreditamos que criar é também investir nas prioridades sociais e econômicas, com honestidade e transparência e, sobretudo,com bons propósitos.
Criar é recriar nossos próprios conceitos à luz da razão e tirocínio , em prol da coletibidade
A pluralidade pede uma senha para a individualidade.
Kátia Chiappini
.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "THE EDDY DI estrelado por TYRONE UM FILME EM wh EM"
Adélia Einsfeldt, Valdirene Cichocki Poesia e outras 10 pessoas
3 comentários
15 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Um comentário: