Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FALTAVA VOCÊ

                            Só faltava você!

Tia Thereza, irmã de minha mãe, era uma professora dedicada e uma pessoa sensível aos anseios dos semelhantes.
Ao se aposentar passou a trabalhar na chácara que herdara de seus pais. Tinha prazer em levantar bem cedo e colher os figos para fazer compota, antes que os passarinhos os bicassem. Cultivava verduras e frutas e tratava pessoalmente de plantar, adubar a terra, cercar, regar o solo. Haviam rosas de tocas as cores, crisântemos, orquídeas e uma variedade de flores raras muito bem cultivadas.
Nas horas de lazer dedicava-se a escrever crônicas que eram publicadas no jornal da cidade.
A literatura era sua fiel companheira. Chegou a publicar dois livros em Porto Alegre, por ocasião da feira do livro anual. Os livros resgataram a história da família para que os mais jovens pudessem tomar conhecimentos da contribuição de seus antepassados, nos fatos ligados à história do Rio Grande do Sul. ''Lembranças de menina'' e'' Corpo e alma'' foram os títulos publicados.
Seu único vício era o tabagismo, de tal modo, que emendava um cigarro no outro, fumando- os compulsivamente.
Durante as férias escolares eu costumava visitar minha tia em Santana do Livramento.
Não tinha como não se preocupar com aquela respiração profunda e um pouco ofegante.
Comentei o fato com uma irmã da tia, minha tia também, que acabou por marcar uma consulta médica em Porto Alegre.
Ao realizar os exames ficou constatado que minha tia havia adquirido um câncer de laringe. Minha tia foi operada por uma junta médica de primeira ordem e permaneceu hospitalizada por longo tempo.  Recebeu a visita das amigas professoras de Porto Alegre que convidava para passar uma temporada na chácara.
Tia Thereza me apreciava e costumávamos falar sobre assuntos literários porque desde menina eu costumava escrever.
Eu trabalhava e estudava nessa época e tardei a visitá-la no quarto de hospital. Quando, finalmente reservei um horário para estar com ela, ao me ver foi logo dizendo:
- Katia, só faltava você.
Imediatamente, como se fosse mágica, meus olhos lacrimejaram, deixando-me constrangida e sem palavras. E nunca esqueci sua expressão entre aliviada e alegre. Os olhos de minha tia ficaram presos em mim e suas mãos apertaram as minhas Abracei-a ,com carinho e longamente,tentando convencê-la de que a demora jamais significaria ausência e muito menos esquecimento.Pensei nela, sim, e no fato de que a fragilidade é total nessa situação. Se não me programasse para vê-la ira deixá-la triste e decepcionada comigo. 
Passei o dia todo no hospital e dormi com minha tia, inclusive para dar folga a minha prima que precisava descansar.
Tia Thereza escrevia na folha de papel  eu lhe respondia.
Hoje, já ausente e em outro plano, estou certa de que me perdoou e sinto que me acompanha nessas incursões poéticas.
Percebo que acompanha minhas rimas, sugere sinônimos,esclarece as minhas ideias, completa meus pensamentos e dá um toque mágico aos finais dos textos
Sempre que me preparo para escrever, na frente da mesa do computador, faço uma oração por ela e passo a postar meus textos no blog .
Na fase final procuro um final impactante ou inesperado que possa causar admiração:
- Tia Thereza, é tudo com você.
E logo as palavras começam a brotar como cachoeira, a adquirir mais brilho, a revelar força suficiente para tornar o texto digno da apreciação  do leitor mais exigente.
Agradeço a tia  cada momento desses, ao término do texto, que sempre me faz pensar que obtive a originalidade que pretendia.
Tia Thereza fazia questão de soletrar o seu nome porque não abria mão e mesmo fazia questão de que colocassem a letra H.  Dizia-me que o nome ficava imponente parecendo pertencer à nobreza.
Tia Thereza ocupou uma cadeira na Academia de letras Santanense.
Ela foi uma das responsáveis pela publicação do jornal Arcádia, órgão divulgador do mundo das letras.
E eu, sua sobrinha predileta, como me falava, sigo seus passos como um dos membros atuantes da Casa do Poeta riograndense.
TiaThereza, minha querida tia, que Deus a tenha em Sua morada!

                                     KATIA CHIAPPINI
  


3 comentários: