Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DIA DOS PAIS!

                      MEU PAI  E AMIGO!

Mais uma vez se aproxima o dia dos pais, no mês de agosto.
Meu pai sempre foi meu melhor amigo e conselheiro.
Desde pequena costumava conversar sobre meus estudos, sobre minhas amizades. E respondia minhas indagações com sabedoria, na medida da pergunta e nada além do necessário.
Gostávamos muito de ouvir música juntos e ficar comentando sobre elas.
Quando ele voltava do trabalho convidava mamãe e meu irmão para dar uma volta de carro.
E nos finais de semana costumávamos jantar fora e depois ir ao cinema.
Papai era caseiro, chegava em casa na hora certa e não nos trazia preocupações. Sua companhia era agradável e sempre estava disposto a ouvir minhas histórias da escola.
Quando fiquei uma adolescente bem desenvolvida ele se preocupou em falar sobre minha postura junto aos colegas e aconselhou a não pegar carona com nenhum homem.
Perguntei:
- E se for um colega seu do trabalho e que frequenta a nossa casa?
Ele respondeu:
- Não minha filha, será apenas um colega.
Sempre me pedia para não discutir com mamãe e ter paciência com ela. É que nem sempre minha mãe deixava eu receber as colegas em casa ou ir à casa delas. Só se ela pudesse estar em casa  ou se pudesse levar e buscar, respectivamente.
Mas papai achava um jeitinho próprio para lidar com o gênio de minha mãe e ficava de intermediário para reivindicar por meu irmão e por mim.
Ele nos deixou muito cedo mas durante o tempo que nos acompanhou foi incansável em nos proporcionar tudo o que fosse necessário.
O melhor presente que me deu foi um piano. Para isso contou com a ajuda de meu avô e dividiram o valor total, meio a meio.
Em outra ocasião ganhei um violão, depois um acordeon.
Mas aproveitei bem todos os instrumentos porque estudei música por vários anos. Hoje, já avó e aposentada, tenho prazer em lecionar piano para a terceira idade, tanto quanto em dedilhar o meu piano, ao entardecer, como forma de lazer.
Meu irmão e eu fomos criados com respeito aos mais velhos e nunca nos dirigimos aos nossos pais com palavras grosseiras.
Mas dele veio o empenho para que tivéssemos harmonia no lar.
Tinha muita vontade de conhecer a primeira neta mas não teve essa alegria. Eu estava com sete meses de gravidez quando ele veio a falecer. 
Quero desejar que meus leitores tenham um feliz dia com seus pais.
E, se isso não for possível, elevem seus corações em preces que essas serão ouvidas.
Só um homem íntegro e consciente de seus deveres para com a família será um bom pai. Esse é um teste definitivo e que define o caráter do homem: assumir a paternidade.
Valorizem o esforço de seus pais e copiem seu exemplo ao formarem nova família.
E podem ter certeza de que um bom filho será um bom pai. Levará do lar os valores cristãos para praticar em família.
E esses exemplos que vivenciamos no lar serão sempre um salvo conduto para nossa vida. Essas lembranças de casa guardamos no coração pela vida a fora. E, mais tarde, sempre temos aquele desejo recorrente de voltar à casa paterna e buscar novas forças para desempenhar nossa missão com dignidade. 
Meu pai ficou inquieto no dia de meu casamento. Eu era sua menina e confidente e companhia de todas as horas.
Papai e eu gostávamos de ler e de escrever poesias, além de ouvir músicas. Então, sempre tínhamos o que conversar.
E se ele se incomodasse no trabalho eu ficava sabendo e também falávamos sobre isso. Tínhamos uma afinidade total e gosto de lembrar de suas palavras ao me falar sobre os fatos da vida,à medida que eu ia crescendo.
Não se percam de seus pais, desfaçam qualquer assunto que tenha ficado pendente, tenham respeito filial e ensinem seus filhos a manter o mesmo respeito.
E, na velhice, tenham mais carinho para com eles. Principalmente nesse momento crucial em que as aflições se avolumam.
Serão recompensados com a sensação do dever cumprido e terão paz de espírito se cuidarem de seus pais até o final.

                                FELIZ DIA DOS PAIS!
                                   KATIA CHIAPPINI


Um comentário: