Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 5 de dezembro de 2015

CENAS DO INTERNATO

                               CENA DE INTERNATO
Passei parte de minha infância no internato onde a disciplina era rígida.
Pela manhã haviam três toques de sino. O primeiro era para arrumar o quarto individual e vestir o uniforme. O segundo para rezar em voz alta acompanhando a voz da freira. O terceiro toque era para sair do quarto em direção ao lavatório onde escovávamos os dentes e completávamos a higiene pessoal.
Eu costumava me levantar só ao terceiro toque. Puxava, rapidamente, a colcha da cama, ao invés de arrumá-la, e me vestia.
Quando a freira da limpeza ia fazer revista nos quartos, descobria que eu só socava minhas roupas no armário e que a cama não estava bem arrumada.
Um dia a freira não se conteve e me perguntou:
-Vale à pena perder o recreio para ficar arrumando o quarto?
E eu respondi com a maior tranquilidade:
-E o tempo que ganhei durante todos esses anos escutando rádio e me espreguiçando?
Na empolgação da justificativa me alonguei e falei demais.
A freira,com um sorriso de vitória, sequestrou meu rádio Spika, um do primeiros modelos importados do Japão, aproximadamente no ano de 1954.
Esse pequeno aparelho sonoro me servia de consolo, ao deitar e ao acordar. Era o meu repouso de guerreira.
Meu rádio'' Spika'' se despediu de meu convívio mas deixou a voz de Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Francisco Alves, Maysa Matarazzo, Linda e Dircinha Batista, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Dorival Cayme e outros tantos cantores, em meus sonhos de menina.
KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. CENAS QUE VIVENCIEI QUANDO ESTIVE EM COLÉGIO INTERNO.

    ResponderExcluir
  2. Katia, eu tinha um radinho que a vó Glória me deu. Tinha adoração. Escutava, baixinho, a rádio Cultura, antes de dormir. Bjs! Ana Laura

    ResponderExcluir
  3. Sim,muito bom ouvir antes de dormir.Ainda mais estando no colégio com regime de internato.

    ResponderExcluir