Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 13 de dezembro de 2015

ILAÇÕES!

                             ILAÇÕES!

Algumas curiosidades que venho anotando e vou compartilhar:
- A palavra'' calma'' tem em seu interior a palavra'' alma''. Penso que precisamos preservar a alma em paz, como se intui.
 - A palavra'' coração'' traz em seu bojo ''oração''. Orar nos faz ficar de coração leve.
-'' Amar'' traz o'' mar'' à tona. Particularmente, amo o mar desde a infância. E veraneio na praia de Torres ( Rio Grande do Sul /Brasil)
- Na palavra'' Deus'' encontramos'' eu''. Ou seja, temos a centelha divina e estamos em sintonia com o Criador
 -'' Felicidade''=feliz + idade, lembra que podemos buscar a felicidade em qualquer idade.
-''Setenta'', ou seja, aos 70 se tenta ser feliz.
Posso falar:
- Eu'' amaria'' a'' Maria'', também contida na expressão'' amaria''
A palavra''felizmente'' contém feliz + mente. E isso nos sugere que quem não poluir a mente poderá ser feliz.
E o nome próprio ''Anabela''parece dizer que toda a moça chamada Ana deve ser bela.
Na palavra ''parabéns'' temos bens, ao final. E isso nos lembra que ouvir parabéns, no dia do aniversário, já lembra que temos bens maiores que se voltam aos sentimentos: amor, amizade ,família.
E brincando com a língua inglesa, podemos traduzir ''love-me tender'' por'' lave-me e estenda-me''
E com a língua francesa, temos:
-Merci beaucoup
 ( obrigada )
-Na pas de quoi
( não há de que )
Então: merci beaucoup / na pas de quoi  ficaria:
-Perdi meu ( aquele orifício ) e não posso achar.
                   ( desculpem )
Essa foi uma tradução jocosa que minhas colegas de internato inventaram, quando estávamos na quinta série do primário.
E ainda me lembrei de uma história. Ela conta que um homem chamava seu serrote de'' vaivém'', querendo dizer que deveriam devolvê-lo quando o emprestasse. Mas como as pessoas demoravam a devolver o ''vaivém'', o homem cansou e resolveu conservá-lo em seu poder.
 E assim falou para certa pessoa que tentou pedir emprestado o serrote:
- Se o vaivém fosse e viesse o vaivém iria, mas como o vaivém vai e não vem, o vaivém não vai. 
E após ler esse texto inventamos, na época de internato, uma brincadeira. O desafio era falar bem rápido essa frase, e no relógio cronometrar o tempo decorrido para cada jogador. E ver quem se saía melhor tanto na rapidez, como no modo de falar sem erros, toda a frase. 
E,finalmente, para concluir essas ilações, lembrei-me de que na palavra ''namorada'', se tirarmos a palavra'' amor,'' ali contida, ficaremos com ''nada'', ou sem nada...

KATIA CHIAPPINI


Um comentário: