Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A LUA

                               A LUA

A Lua é o único satélite natural da terra e o quinto maior do sistema solar. Depois do Sol é o objeto mais brilhante do céu.
Desde a antiguidade é referência cultural em calendários, na arte e na mitologia.
As missões tripuladas recolheram rochas que são usadas para estudo sobre a origem, história geológica e estrutura interna da Lua.
De 1968 a 1972 as viagens tripuladas se dirigiram à Lua, tendo como pioneiros os Estados Unidos e Rússia.
E pelo Tratado do Espaço Exterior, foi acordado que todas as nações podem explorar a Lua, livremente, desde que para fins pacíficos.
Em épocas da pré-história foi considerada divindade.
Ela é estudada em astrologia, associada ao seu ciclo de mudanças e transformações.
Aristóteles argumentava que a lua cheia induzia à insanidade. Ainda hoje é associada ao maior número de internações em hospitais psiquiátricos, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.
Mas a ciência não acolhe esse pensamento e ainda trata tudo isso como superstições. Mas há muitas especulações sobre a influência da Lua em cortes de cabelo, em nascimentos , no uivar dos lobos em Lua cheia...
A Lua é aclamada em artes cênicas e visuais e possui muitos poetas e menestréis aos seus pés. 
Gosto de imaginar que a Lua é a mais bela das mulheres. A Lua é uma mulher iluminada ,cor de prata ,olhar atento no céu.
Ora se encontra envolta pelas nuvens, ora resplandece entre um manto de estrelas.
A Lua é como a mulher de'' lua','com suas fases distintas. Ambas minguam e depois se tornam plenas.
A visão da Lua convida aos jogos amorosos e inspira os artistas de todas as épocas.
Desde a antiguidade ela parece mostrar o tempo do plantio e o da colheita. Ao redor da Lua há uma aura luminosa. Dizem os homens do campo que se a aura for maior é sinal de pouca chuva e se aparecer menor virá chuva abundante.
Os namorados a querem como companhia, seja à beira-mar, seja na varanda da casa ou nos passeios noturnos, quando estão de mãos dadas.
Uma visão fantástica, em todos os tempos, é a da lua deixando seu reflexo nas águas e prateando a superfície das ondas do mar.
Quando criança eu costumava enxergar uma cara na Lua. De tanto olhar para ela, comecei a ver as manchas se alinharem em formatos diversos e as cores se modificarem, conforme o passar das noites. 
Meu pai me levava a tomar banho de mar ,à noite, com a visão da Lua, na praia de Copacabana, a princesinha do mar, Rio de Janeiro.
A Lua, se pudesse falar, teria muitos segredos a revelar. E muitas vezes se escondeu para não invadir as brincadeiras amorosas dos amantes.
 Mas, achou por bem, chamar o Sol para acordá-los.

                                    KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. LUA,''ÉS MALANDRINHA E NÃO PRECISAS TRABALHAR, COMO DISSE O POETA!

    ResponderExcluir
  2. Sensibilidade para tratar um tema que se tornou romântico. Salve a bela lua! Meus votos de um 2016 abençoado! Abraços da Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus votos de Feliz Ano novo e quero saber que muitas Luas irão brilhar em suas noites

      Excluir