Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 31 de março de 2016

MURALHA DA CHINA

                                      MURALHA DA CHINA

A Muralha da China foi construída em sua extremidade setentrional. Havia dois exércitos de trabalho: um do leste e outro do oeste. Cerca de 20 trabalhadores executavam parte do muro  de 500 metros de comprimento. Outro grupo erguia outro bloco do muro do mesmo tamanho em direção ao primeiro grupo. 
Depois da junção de esforços a construção parava e as legiões de trabalhadores se dispersava em outras regiões, em outros trabalhos. Forma deixadas grandes lacunas que foram preenchidas, aos poucos ,e outras nem foram fechadas. E esses pedaços de construção não podiam servir aos povos aos quais se destinavam.
Esses pedaços erguidos e abandonados poderiam sofrer a ação dos nômades. A muralha deveria ser uma proteção para muitos séculos e minuciosamente planejada. Por trabalhos inferiores eram aceitos diaristas sem instrução, homens, mulheres e até crianças. Para supervisionar os diaristas era contratado um perito atento.
Quinhentos metros podiam ser feitos em 5 anos.
Os mestres de obras recebiam medalhas de honra e recebiam o júbilo de novos exércitos para não desanimarem. Os mestres de obras eram pedreiros que se comprometiam com a obra e a incorporavam como sua. Cada camponês era um irmão construindo uma muralha protetora e a unidade em torno da obra era mantida.
E o sangue parecia ultrapassar a circulação do corpo para rolar docemente e retornar através da imensa China.
A muralha foi construída para proteger os povos do Norte.
Mas os povos do Sul eram fiéis ao imperador e deixavam seus lares, atravessando rios e pontes para trabalhar na muralha do Norte. Deixavam mãe, pai, uma mulher chorosa e filhos desolados.
Mas existia o alto comando responsável pela construção da muralha, e para tal, tomava todas as decisões.
Em 221 A.C, com 3000 km de extensão foi ampliada nas dinastias seguintes. Por volta do século V, adquiriu 7000 km de extensão.
Um milhão de operários se ocuparam da construção da muralha e muitos morreram durante os trabalhos pela alimentação insuficiente e pelo excesso de frio.
A magnitude da obra não evitou a invasão dos Mongóis e de outros povos que vinham ameaçando o império chinês ao longo da história.
No ano de 1664, a muralha perdeu sua função estratégica.
Em 198, século XX ,houve a restauração de alguns trechos.
Porém sem normas para a utilização adequada e sem critérios técnicos para a restauração de alguns trechos, houve um desabamento de uma torre de 630 anos. Houve várias críticas por parte dos preservacionistas. Esses estimam que dois terços do total estejam em ruínas.
Mas tornou-se patrimônio histórico mundial e atração turística.
A Muralha da China está situada entre Asia e Oceania e pertence à República Popular da China.
Entre 1987 e 2012 sua extensão era de 21.196 Km. 
A Grande Muralha é construção da China imperial. Começou a ser construída em 220 A.C e concluída no ano XV, durante a dinastia Ming.
É considerada a maior estrutura militar de defesa. Distribui-se entre o Mar Vermelho ( litoral Nordeste da china ), o deserto de Góbi e a Mongólia ( à Noroeste )
A Muralha da China é uma das sete maravilhas do mundo e considerada patrimônio histórico da O.N.U.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: