Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ENTREVISTA! RETROSPECTIVA

ENTREVISTA: RETROSPECTIVA

Para: Pérola Bensabath, Pedro Pantaleão, Editora Alternativa, Milton Pantaleão

1-Qual é o seu nome?

1- Meu nome de batismo é Maria Catarina Almeida Chiappini. ( solteira )
Ao me casar passei a assinar Maria Catarina Chiappini Fachinello ( até o divórcio )
Mas o apelido de casa sempre foi Katia .E esse foi o nome que interiorizei.
Katia Chiappini é também um pseudônimo para assinar os textos de literatura.

2-Quem é Katia?

2-Katia é uma mulher tranquila que ama estar em família entre os três filhos e quatro netos. E que procura conservar as amizades sem julgar e nem discriminar as pessoas.

3-Prosa,verso ou música,o que define você ?
Músico, interprete e compositor: Cartola
Escritor preferido: Machado de Assis -Dom Casmurro-
Poeta preferido: Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac
Homem inteligente: Arnaldo Jabor
Mulher bonita: Bruna Lombardi, musa inspiradora de Mario Quintana
Intérpretes atuais> Ivete Sangalo,Marisa Monte..

3-A prosa e o verso são provenientes de família.
A música foi amor à primeira audição. E, antes de mim, nenhum familiar se interessou pelo aprendizado de instrumentos.
Sou prosa, verso e música simultaneamente.

4-Defina suas preferências musicais e literárias

4-Música preferida: Sonata ao Luar, Beethoven.
Música popular preferida: As rosas não falam

5-Momento importante
:
O nascimento de minha filha primogênita, antes do tempo previsto, com 4 voltas de cordão umbilical enroladas no pescoço. E com jeito de bebê prematuro. Nasceu miúda, de rosto pequeno.
Eu consegui recuperar seu peso e altura, após amamentá-la com carinho e paciência. Eu esgotava bem o leite de um seio antes de passar para o outro.
E acordava o bebê que cochilava entre um gole e outro. Pedia que não me interrompessem nesse instante e fazia questão de secar cada seio para ter certeza de que o alimento era bem absorvido.
Um mês depois quando fui ao Pediatra recebi um elogio porque a criança tinha atingido o pleno desenvolvimento para o período de vida.
Enquanto o bebê ficava viçoso eu emagrecia de tanta preocupação. Mas cada minuto a ele dedicado valeu à pena
.
6-Amor sem sexo ,sexo sem amor?

6-Amor para mim precisa despertar bons sentimentos e envolver o relacionamento com companheirismo, cumplicidade, respeito, confiabilidade e amizade.
O sexo é complemento indispensável para que a entrega seja de corpo e alma. É expressão física do amor e um impulso natural e saudável.
Amor sem sexo é possível mas improvável.
Sexo sem amor também é possível, mas deixa um vazio depois.
Os casais não se separam por falta de sexo e sim, por falta de amor.
Para mim ,amar é um sentimento para ser levado á sério e não me permito ser nuvem passageira. Aliás ''Nuvem Passageira'' é o nome de uma composição musical de Hermes Aquino, que fez sucesso ,nacionalmente, quando lançada
.
7-Profissão?

7-Sou professora aposentada Estadual. Lecionei por 33 anos Português e Matemática para o primeiro grau, ou fundamental. E Psicologia, Estatística e Sociologia da Educação para o segundo grau.
Cursei Pedagogia e Direito na P.U.C /Porto Alegre.
Tenho extensão universitária em música e curso de piano. Leciono, preferencialmente ,para a terceira idade. E me apresento em eventos em piano solo.
Participo de Coletâneas com poemas e crônicas. E escrevo,eventualmente, para jornais locais.

8-Apaixonada por quem ou por que?

8-Apaixonada pela vida em todas as suas formas e dimensões
.
9-Como me sinto no grupo Elos Literários?

9-Desde que comecei a participar do grupo me senti prestigiada e fiquei atenta aos comentários dos escritores que parecem aceitar, sem restrições, meus textos. Tenho prazer em postar as matérias porque quem escreve precisa ser lido, precisa compartilhar e interagir com continuidade. Só desse modo virá o aperfeiçoamento pretendido.
Percebi que a coordenadora Pérola não mede esforços para atender aos anseios do grupo,bem como, costuma se empenhar em promover a ampla participação dos escritores.
O ambiente é saudável, respeitoso e acolhedor.
Como a pérola rompe a ostra para nascer, Pérola rompe barreiras para se fazer ouvir e transpõe qualquer obstáculo para unir seus escritores e ''pupilos'' de literatura, ou'' apadrinhados'', com carinho.
Pérola ,onde estiveres estarás em nossos corações e levarás nosso reconhecimento e admiração

10- Alguma palavra a dizer?.

10-OBRIGADA AOS ELOS LITERÁRIOS PELA GENTIL ACOLHIDA
OBRIGADA PÉROLA, MILTON E EQUIPE ENVOLVIDA NA EDIÇÃO DAS COLETÂNEAS.
ATENCIOSAMENTE:
KATIA CHIAPPINI
PORTO ALEGRE,3 DE JANEIRO DE 2016.

Um comentário: