Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 16 de março de 2019

ABRACE SUA OPORTUNIDADE

           ABRACE SUA OPORTUNIDADE

Todos temos conhecimento de que a luta pela sobrevivência não é tarefa fácil.
Ninguém nasce de terno e gravata e calçando sapatos de cromo alemão.Os degraus da escada da vida são galgados, pouco a pouco.
Pessoas dependem de seu salário para sobreviver.
Se você não for humilde e se não conservar a esperança e a determinação de seguir tentando, sua vez não vai chegar.
Existem pessoas que levam seu currículo para uma empresa, passam pela fase de experiência, preenchem o perfil desejado e são admitidas. E mostram serviço de qualidade, sendo flexível e gentil.
Existem pessoas que de si mesmas nada exigem e percebem que estão só fazendo parte de uma estatística de pessoas que têm seu currículo devolvido.
Se você quiser ,realmente, ser admitido, precisa mostrar, já em seu discurso, que está disponível para aprender o que for necessário para um melhor desempenho.
Se uma pessoa quer ser segurança de um prédio e demonstra, já na fisionomia, que não quer trabalhar aos domingos, a impressão que passa não é das melhores.
Se um servente de Escola questiona seu serviço, brigando com outro servente, por achar que está trabalhando demais, revela-se um cidadão menos esclarecido. Precisa, no mínimo, observar o que acontece, ao longo dos dias, antes de se rebelar, antes de reclamar aos superiores e,talvez, com isso, perder seu emprego. 
Um advogado de Banco que está sendo bem aceito, não  deve se negar a atender um colega de trabalho, pois, o dia que precisar, poderá fazer o mesmo pedido a ele.
Se um zelador de Escola for chamado para pequenos serviços, dentro do estabelecimento, onde mora, deve estar disponível. Se começar a reclamar de pequenas ordens e se negar  a cumpri-las, logo será substituído por outra pessoa.
Se o patrão esqueceu de fornecer a passagem ,num dia em que esteve muito ocupado, não precisa chamá-lo de caloteiro ou algo do estilo. 
Se você não recebeu ,ainda, seu salário, não vá reclamar em lugar algum ,pois a central responsável pela folha de pagamento pode não ter liberado a importância devida.
Conheci um vendedor da Petrobrás que tinha as metas cumpridas e já tinha sido elogiado pela firma. E que resolveu reclamar o atraso do pagamento para a gerência central, instalada em Brasília. E já podemos imaginar que o fato se espalhou e a demissão se deu, de imediato.
O gerente geral de Porto Alegre, nunca mais quis saber desse vendedor e se negou a fornecer uma carta de recomendação  para que ele fosse admitido em outro emprego.
Você só vai ser lembrado e ter alguma valorização , se não se mostrar mesquinho.
Só é promovido, mais adiante, aquele que revelou seu esforço e buscou cumprir suas tarefas com afinco, o que não faltou ao serviço, o que tratou bem seus companheiros de trabalho, o que soube esperar a sua vez de opinar ou reivindicar melhorias.
Em outra oportunidade, conheci um vereador que acusou outro de desvio de dinheiro, iniciativa essa, que é da responsabilidade da sindicância . Os outro vereadores se colocaram do lado do acusado e quem saiu perdendo foi o acusador inconsequente. Pois não apresentou provas e saiu espalhando o eu veneno ao léu.
Em outra ocasião, eu soube de um caminhoneiro, com anos de estrada, que teve o caminhão queimado.
Aconteceu que ele fez pouco caso do seu sindicato e se recusou a fazer greve, aprovada pela maioria.
Aqui não se trata de juízo de valor, mas sim, de não querer se considerar  o único soldado de passo certo. Quando há uma unanimidade, precisamos pensar bem em como nos posicionar.
Até podemos mudar de emprego, se algo não nos agradar. Podemos nos opor  aos desígnios do empregador, ou aos atos do sindicato, de outras maneiras, antes de decidir ''furar'' a greve. 
Podemos  aguardar o momento de argumentar a nosso favor, sem  ''quebrar os pratos'', sozinhos.
Em tempos de desemprego,estamos vendo advogados como atendentes de livraria, engenheiros trabalhando em rede de hotelaria, contadores com curso superior em desvio de função.
Ma precisamos abraçar as oportunidades e aceitar o que for possível. Mais tarde, as oportunidades e melhorias irão se apresentar. E quem souber trabalhar se destacará da multidão e fará jus às oportunidades que se apresentarão, ao longo do trajeto.
Conheço algumas pessoas que compraram seu carro e casa própria, fazendo limpeza em outras residências sem se sentirem diminuídas.
Todo o trabalho honesto é uma oportunidade de sobrevivência. E temos uma vida toda para seguir estudando para mudar de função e galgar melhores chances.
O que não podemos é reclamar, ter preguiça, conservar uma atitude de defesa, comprometer nossa atuação com sentimentos menores, tais como, orgulho, inveja, egoísmo.
Um dia, solicitei a um homem que estava desempregado, que limpasse o jardim da casa, pintasse os muros, retirasse o inço, entre o gramado, e regasse o jardim.
 O homem foi se afastando, a passos largos. Preferia pedir esmola e seguir dormindo num colchão imundo, nas calçadas empoeiradas, do que aceitar um serviço, atender o melhor possível, com chance de ser novamente solicitado e recomendado na vizinhança.
 Conheci um radialista que chegava mais cedo e saía mais tarde, porque ajudava a organizar o necessário para o próximo dia de trabalho. Era solícito e sempre prestativo, sem perder o bom humor. Cumprimentava a todos, fazia um cafezinho para oferecer no setor, aceitava cumprir algumas tarefas a mais quando havia necessidade.
Um belo dia, foi promovido com um alto salário e só teve que agradecer ao seu próprio desempenho: ímpar e desprendido de vaidades, ou orgulho. Foi notado e escolhido para uma função de destaque, por ter seu senso de responsabilidade reconhecido.
Não colocar tantos empecilhos é saber abraçar as oportunidades que a vida se nos apresenta.
Somos todos imperfeitos e, assim, não podemos esperar perfeição nos outros. Não precisamos fazer tantas cobranças, mesmo antes de mostrar serviço.
Precisamos agradecer às pequenas oportunidades e subir outros degraus, gradativamente, por merecimento e empenho pessoal, além do profissional.
Abrace suas chances e transforme-as, de modo a ser notado e solicitado, antes que imagine.
Acredite no seu potencial, aliado a outras qualidades pessoais, que deve ir acrescentando ao seu currículo pessoal e único.
Seja único, original .E acredite que o seu lugar será só seu e virá,como merecida recompensa.
Lembre-se de que aceitar alguma situação, assimilar e contornar os desafios, faz parte de uma adaptação às circunstâncias.
E isso não quer dizer que deva desistir de ser você e de provar o seu valor. 
Apenas, isso requer paciência e respeito aos princípios éticos e morais, que norteiam as suas e as nossas escolhas.
Num país onde o desemprego aumenta em grandes proporções, depara-se com uma multidão de pessoas enfileiradas, desde a madrugada, em filas intermináveis, à espera de uma entrevista de emprego. E, por não preencherem as condições exigidas para o cargo, devido ao fato de que a realidade do país é desconsiderar as verbas que deveriam ser aplicadas na educação, essas pessoas se debatem num labirinto infindo.
E, sem esperança, caem nas drogas, na sarjeta,ou em profunda depressão. E se transformam em fantasmas ambulantes, em mortos vivos, porque as circunstâncias não lhe foram propícias. 
Creia, fortaleça sua fé em Cristo, não se deixe levar por caminhos escusos.  Creia na centelha divina que é seu estímulo de viver. Busque por você, pelo melhor de você, pelo seus valores reais e únicos. Por aqueles valores que seus pais lhe passaram e que se tornaram  inerentes a sua personalidade. Pois, agindo com consciência de seus atos, sem subir prejudicando seu semelhante, verá que Deus irá transformar os frutos de seu esforço na melhor semeadura.   

KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. Maravilhoso e concreto texto amiga!
    Pena que uma menoria irá lê-lo, por ser extenso.
    Li e me enquadrei bastante a ele.
    Quando jovem ainda, no frescor dos vinte anos, empreguei-me numa empresa, onde comecei limpando chão, montando móveis, fazendo entregas... Anos depois passei a vendedor, anos depois assumi a gerência de uma filial. Nunca fui o melhor, mas sempre dei o meu melhor. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo depoimento,caro poeta Adilson,essa é a vida de muitos brasileiros.E só vencem os que têm persistência e confiança em seus valores.

    ResponderExcluir