Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 21 de julho de 2020

MAIS LEVEZA

                           MAIS LEVEZA!

O mundo está precisando reciclar os sentimentos que nos trazem a  harmonia.
Se pensarmos diferente de outra pessoa, podemos nos manifestar de modo a não agredir. Tantos anos nossos pais nos mostraram o caminho do bem, tantos professores nos orientaram e tantos tombos levamos da vida, que isso tudo não pode ficar no esquecimento.
Discordar e argumentar é benéfico porque a ânsia de novas descobertas nos torna interativos e curiosos. Quando várias pessoas debatem a mesma teoria ou situação real, novos modos de agir surgem com força para solidificar o melhor entendimento.
Somos insatisfeitos com o pouco que sabemos porque a vida sempre será uma incógnita sem uma única resposta.
Ninguém, nem o notável cientista e pesquisador está livre de contestações. 
Mas contestar e se pronunciar com arrogância e vãs agressões são atitudes diferentes, opostas.
A sabedoria nunca fará par com as agressões gratuitas de seres incompetentes, soberbos e de má índole.
E isso não depende de ser pobre ou rico.
Quantas vezes um simples pescador do interior que desfruta da natureza ao seu redor, se diz um homem feliz!
E quantas vezes um homem rico se diz infeliz porque nem um amigo soube conquistar!
Mais leveza quer dizer mais senso de humanidade, de acolhimento e de gratidão.
Ghandi não se notabilizou por ser um advogado, mas sim, por ser um nacionalista, anticolonialista que defendeu a resistência não violenta para liderar uma campanha, bem sucedida, para tornar a Índia independente do Reino Unido.
Sua influência e pregação influenciou outros movimentos pelos direitos civis no mundo inteiro.
Pregou a palavra sugerindo uma luta sem derramamento de sangue, fez jejum, caminhou longos trajetos com vestes rotas, lutou pelo direito dos povos indígenas e levou agricultores, camponeses e trabalhadores a lutar sobre impostos excessivos sobre a terra.
Martin Luther King e Nelson Mandela seguiram a mesma linha de pensamento, na luta pela paz.
Hoje, o mundo passa por muitos problemas no ordenamento político-social, e mais do que nunca, está na hora de mudar esse rumo da era das cavernas, dos desmandos da Idade Média.
Mas se cada um de nós não comungar de ideias solidárias, se estivermos na linha de frente das agressões pessoais, não será possível viver em harmonia.
Não temos que atribuir só aos governantes a responsabilidade por um mundo melhor.
O principal é buscar os princípios cristãos que recebemos no lar, para saber conviver em sociedade, em comunidade, de modo a colaborar para o bem -comum. E não com o intuito de buscar seu lugar ao sol tirando o lugar do outro, ultrapassando limites de uma sadia convivência.
A verdadeira sabedoria está em ser humilde e acessível aos ensinamentos que a vida se nos oferece em tantas oportunidades.
Precisamos nos permitir olhar e enxergar o nosso próximo como um irmão em Cristo.
Essas calamidades que nos assolam precisam despertar em nós um novo olhar. Esse deve ser um olhar de cumplicidade para com nosso próximo, um olhar que amplia horizontes de fé e esperança.
Precisamos olhar para o lado mais do que para o espelho, para o próximo mais do que para nosso pequeno e imperfeito mundo, para as necessidades do nosso semelhante tão esquecido pelas periferias em seus direitos básicos como cidadãos. Esses mesmos que pagam impostos com sacrifícios e que nada recebem em troca, nem o saneamento básico. 
Uma vida mais feliz se liga aos pequenos gestos. E o mais importante é a gratidão que nos ensina a retribuir, em atitudes solidárias, tudo o que Deus nos proporcionou.
Exemplos disso seria alcançar roupas, remédios, itens de higiene, abrigos de inverno, em instituições que servem de apoio aos necessitados.
A leveza da alma vem da simplicidade.E essa leva à plenitude
Deixa que se soltem as amarras que te prendem e, em sentido figurado, abraça os balões que te levarão a voar mais alto.

KATIA CHIAPPINI



Um comentário: