Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 13 de março de 2024

VOLUNTARIADO: VISITA AO ASILO

                       VOLUNTARIADO:

                       VISITA AO ASILO

Uma das atividades que me deu grande satisfação foi a de visitar um asilo. As idosas já vem ao nosso encontro com um sorriso radiante.

Ao chegar fui visitar uma amiga que se instalara ali, alguns meses antes. Ela era cantora da noite, em bares e restaurantes.

Logo me convidou para ir até a sala do piano, porque queria me ouvir tocar. Fui com ela e percebi as idosas na sala de televisão, que ficava ao lado.

Quando dedilhava algumas músicas para minha amiga cantar, percebi uma movimentação e um deslocamento das idosas da sala de televisão para a sala do piano.

Elas foram chegando e se acomodando nas cadeiras, sem interromper nossa apresentação.

Mas, após minha amiga me agradecer, quando parou de cantar, as damas se aproximaram do piano e pediram que eu tocasse algumas canções que conheciam porque queriam cantar com o especial acompanhamento do piano.

Fiquei emocionada de ver a alegria que tomou conta do ambiente, semelhante aos pequenos alunos de uma turma de jardim de infância

Em certo momento resolveram dançar os boleros e tangos que eu interpretava e a alegria transbordou atravessando os corredores e demais ambientes do asilo. .

A hora passou e nem vimos passar, tal o encantamento e a energia do momento.

Logo, como era hora do lanche, fomos convidadas para passar ao refeitório.

Não consegui saborear lanche algum porque as idosas do asilo queriam me contar suas amarguras e dramas de família.

Descobri que uma dama estava apenas com 65 anos e fora colocada ali porque a família alegava que ela tinha um gênio difícil.

Havia um juiz de carreira, aposentado, de mente lúcida e brilhante, que me falou que ele estava ali por decisão própria, já que em casa se sentia rejeitado e completamente só, como se não morasse com a família.  Todos deixavam a casa para seus afazeres e não deixavam um lanche pronto, nem um suco ou leite para que pudesse se alimentar. E ele apresentava uma dificuldade de locomoção.

Outra senhora, na faixa de 70 anos, não se sentia bem, porque seus netos não a deixavam ver as novelas e o noticiário. E disputavam a mesma televisão com ela. pedindo que fosse fazer seus trabalhos manuais. pois
queriam ver as partidas de futebol.

Ainda outra simpática vovó, ocupava um quarto perto da secretaria e tinha uma tristeza no olhar. Percebi e perguntei o que a incomodava.

Ela me olhou transparecendo toda a sua amargura e falou:

- Hoje é o dia que minha família vem ao asilo efetuar o pagamento. Mas, nenhum deles vem me visitar. Permanecem só o tempo suficiente para passar um cheque e se retiram.

Foi possível perceber a carência dessas criaturas e sua alma sofrida

Outra dama de classe média se perdeu na rua e o marido resolveu leva-la para o asilo, sendo que não faltava dinheiro para contratar uma cuidadora. E ela era quem fazia toda a lida doméstica e se dedicava ao marido de uma maneira invejável.

 Mas, a tristeza foi tanta que essa mulher sofreu um infarto dois dias depois de ter chorado o tempo todo desde a chegada no local.

E o marido dela, talvez com remorso e arrependimento, durou mais três meses e teve um derrame fulminante.

Ao entardecer me despedi de minha amiga e das outras senhoras e senhores que me deram sua atenção.

Uma das damas pediu que eu não demorasse a voltar porque esse encontro nunca seria esquecido. E elas gostariam de repetir.

Fiquei alguns dias triste por lembrar de tanta abandono sem necessidade, da falta de humanidade dos familiares para com seus idosos.

Esses, e muitos deles, me confessaram que ajudaram financeiramente os seus netos, sem nenhum reconhecimento.

Mas sabemos que Deus é justo e dá a cada um aquilo que semeou. Os homens de boa vontade serão lembrados e convidados para o reino do céu, como Cristo falou.

 A justiça divina não falha. Então cada um colhe de acordo com sua semeadura

 Praticar voluntariado é uma atitude abençoada e gratificante. Cada sorriso que recebemos soa como uma joia preciosa.

E preciosos foram meus momentos junto aos idosos desse asilo.

Deus seja louvado!


KATIA CHIAPPINI

Um comentário: