Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A ROTINA NÃO ROTINEIRA.

                   ROTINA ! NEM TANTO !

Sempre falamos mal da rotina porque a falta de imaginação para transforma-la ocasiona esse mesmismo.Mas dentro do processo da rotina é possível inovar um pouco a cada dia. Temos nossa família, nosso trabalho, obrigação de orientar os filhos nos estudos e, de certa maneira, temos que  estabelecer uma rotina. Mas é possível criar pequenos intervalos dentro dela para inovar. Você pode tomar um cafezinho, fazer a leitura de um capítulo de um livro, ouvir um lindo C.D, tomar um sorvete, olhar as novidades nas vitrines.
Entre um compromisso e outro é possível entrar na igreja para fazer uma oração, caminhar pela praça florida, convidar uma amiga para dividir e sorver a cuia de chimarrão.
Você pode levar seus netinhos para almoçar e depois deixá-los na escola ou convidar sua filha para escolher um presente no shopping.
Sua rotina ficará mais leve e  você poderá se beneficiar de novas experiências.
Convide uma pessoa amiga para ir ao cinema, ao teatro. Comente com ela o que mais gostou e aproveite para enriquecer seu conhecimento.
E a beleza das árvores, flores, frutos e pássaros ?  E as pombas comendo pipoca pelas mãos das crianças ? E os trigais e milharais ao longo da estrada ?
Tudo isso e todas as belezas da terra devem ser objeto de nossa atenção.
Em certa ocasião presenciei um fato inédito:
Uma amiga minha arrumou sua casa, comprou doces e salgados, colocou uma linda toalha na mesa. Esperou por toda a tarde e não recebeu nenhuma visita de nenhuma de suas amigas, conforme estava combinado.
Pensando nesse fato, percebi que minha amiga tinha perdido o vínculo que a unia ao antigo grupo de amizades que tinha feito. Ela se recolheu em si mesma e não acreditaram nela. Devem ter pensado que o convite foi feito só por gentileza, sem intenção de receber.
A rotina não precisa ser rotineira. Deve ser um modo de se organizar mas deixando sempre um lugar para pequenos prazeres diários.
Nada mais tranquilizante do que colocar uma venda nos olhos, deitar na cama e ouvir uma música que tire você do ar, por breves instantes, mas com significativos sonhos.
E se você tiver um foco de cada vez e quando atingir um deles já se dedicar ao outro, terá sempre motivos para fugir da rotina e ainda , de quebra, estar inserido em sociedade. 
Vencer a rotina significa se manter atento, exercitar a imaginação, semear bons hábitos, renovar as amizades e capturar momentos de felicidade em gestos simples mas de colheita produtiva.

                                       KATIA CHIAPPINI 

3 comentários: