Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A HISTÓRIA DO NÓ DA GRAVATA

                        O NÓ DA GRAVATA

Existem alguns caminhos a percorrer para que se tenha êxito ao cursar a faculdade de Direito. São exigidas muitas consultas paralelas feitas nos manuais jurídicos. A leitura deve ser diária para se obter melhores resultados no curso.
Após aprovação no exame da ordem o bacharel está apto a exercer a profissão.Estar atento às mudanças dos artigos dos códigos e aos prazos processuais se constituem uma preocupação constante.
Após enviar cópia do currículo e divulgar suas pretensões salariais é preciso se preocupar com a vestimenta adequada para se apresentar em entrevistas e em outras ocasiões formais E o traje social exige o uso da gravata.
Meu filho, foi para frente da internet, na noite anterior a da primeira entrevista e aprendeu a fazer três tipos de nós, o que considerou uma bênção de Deus. Mas isso lhe custou mais de oitenta minutos, desde a visualização do vídeo até o momento de exercitar os tipos de nós, o que fez em frente do espelho, por várias vezes.
Antes disso ocorreu um fato insólito que passo a narrar :
Estando já de terno para tirar a foto para a carteira profissional, meu filho, veio a mim e disse-me :
- Mãe, estou quase pronto.Falta fazer o nó da gravata. que meu pai ensinou a senhora.
 - Sim ,vamos lá, permaneça quieto e levante a cabeça.
Nesse exato momento iniciou minha via sacra. Meu filho é meticuloso e começou a observar o nó que eu tentava fazer com uma cara de poucos amigos. Repeti por várias vezes as tentativas e o jeito de meu filho foi me dando um desconforto total. Ora reclamava do tamanho, ora do comprimento, ou de não estar bem centrada ou de não ter bom caimento.
Eu estava fazendo o mais simples dos nós, o mesmo que fazia na gravata do pai dele, como me solicitou. Comecei a suar e fiquei com um tremendo cansaço físico e mental, mas firme, sem perder a paciência.
E fiquei a me surpreender com a constatação de que um fato na vida nos dá experiência para agir em outro fato da mesma dimensão, com mais lucidez.
O que não me esperaria quando chegasse o dia da entrevista de emprego, se a foto necessária para obtenção da carteira, não me antecipasse a ideia de sugerir-lhe o auxílio da internet,  quanto ao nó da gravata ?
Lembro que argumentei, durante minha tentativa :
- Mas a foto é só da metade do corpo para cima e não procede a preocupação, quanto ao comprimento da gravata .
Bem, tratei de concluir o nó e convencer o filho de que eu tinha feito o melhor possível.
Ao retornar ainda comentou comigo :
- Sabe, mãe, o fotógrafo nem reparou no nó da gravata e só se limitou a fazer seu trabalho.
Por ocasião da entrevista de emprego, meu filho fez o próprio nó da gravata e apenas passou por mim e perguntou ao sair :
- Como estou, mãe ?
- Perfeito, desejo que tudo corra bem.
As lições da internet cumpriram sua missão. Depois disso, meu filho se preocupou em dar sequência aos estudos para fins de concurso  público, ao mesmo tempo que buscava oportunidades de emprego.
Certo dia , pela manhã, recebeu um telefonema de um escritório de advogados, já com um nome a zelar, visto ter filiais em outros Estados da federação.
Ficou animado e se preocupou em se apresentar bem vestido.
Vestiu o terno, caprichou na higiene, cuidou dos detalhes, lustrou bem o par de sapatos, quando então me chamou :
- Mãe, acho que esqueci de como fazer o nó da gravata. Como quero estar impecável,quer me ajudar ?
Ao ouvir a frase fatídica, senti, de imediato, um arrepio e , ao mesmo tempo, uma palpitação mais acelerada, devido ao susto.
E quase em pânico, falei :
- Mas meu filho, como pensas desfazer o nó do enquadramento legal de uma ação,ou o de uma sustentação oral ?
E continuando em meu raciocínio prossegui : 
- Sabes que vais enfrentar clientes de poucas luzes, juízes severos e o nó da morosidade judicial . E um sistema jurídico que deixa entrever nas entrelinhas um caminho aberto para atalhos que reforçam o nó das improbidades.
Meu filho arregalou os olhos, aflito e quase arrependido, mas esperou que eu concluísse meu raciocínio :
- Volta a praticar o nó da gravata que é mais simples do que outros nós que enfrentarás em tua trajetória jurídica, em especial .E conserva a determinação e a perseverança, ambas indispensáveis ao exercício profissional, em busca da defesa de uma conduta ilibada.
E peço-te que  satisfaças um desejo meu : 
 - O de que cada nó desfeito  corresponda a uma causa ganha em prol do bem comum e da justiça.

                                      KATIA CHIAPPINI

                      E-mail: katia_fachinello42 @hotmail.com

2 comentários: