Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 27 de julho de 2013

AMOR MADURO !


            ENSAIO SOBRE MATURIDADE !

Seria lindo poder vivenciar um grande amor na maturidade. Nessa fase de vida já se tem alguns dissabores, perda de pessoas queridas e tristezas. 
Temos a impressão de que apenas estamos completando o nosso tempo, dia após dia, com um caminhar mais lento e silencioso.
Em clima de mesmice, se a luz intensa de um amor viesse a brilhar, todas as células se renovariam, os sorrisos se fariam mais ruidosos e as lágrimas menos frequentes. E todos os tremores voltariam com a intensidade da juventude, aprisionando cada emoção como se fosse a última. Haveria uma nova promessa em cada amanhecer, o despertar de contidas emoções e sutis revelações feitas no silêncio da noite.
Imagino que , se pudessem, até os peixinhos do mar gostariam de saltitar na areia para compartilhar tanta alegria. Ou os pássaros se perfilariam em revoada, cortando os céus para quase pousar na superfície das águas. E a fauna e a flora se irmanariam e se embelezariam para compartilhar da visão de um amor maduro.
Os jovens tomariam como exemplo e imitariam as cenas de carinho, ao invés, de criticar os anseios justos da maturidade.
E eu perceberia o cravo se aproximando da rosa mais bonita do jardim para brincar de desfolhar suas pétalas.
Os sinos se fariam mais melodiosos.
Seria gratificante vivenciar o amor maduro, mesmo nos lares de repouso, ou principalmente neles.
Sabemos que , de modo geral, os idosos estão mortos em vida na geriatria. Ou pela debilidade física ou pelo abandono com o qual se deparam.
- Como pode repousar uma alma sofrida ?
- O que é feito do espírito solidário ?
- Onde estão filhos, irmãos e netos ?
Certamente a realidade cruel leva os filhos a vender os bens do idoso para se locupletarem às custas da senilidade. E não raras vezes interditam o idoso, com atestado forjado, porque se encontram já sem rumo, sem voz e sem razão de viver. E recebem a pensão em nome desse idoso.
Seria lindo, então, antes de todos esses fatos se precipitarem que as pessoas idosas pudessem viver um grande amor.
Assim seria menos cruel a lembrança do desamor dos filhos, esse que consome a alma.
Esse desamor que desvirtua o sentido da palavra'' bem', porque as pessoas pensam no seu próprio bem estar e jamais pensam nessa palavra com a conotação de bem querer.
O mesmo desamor faz com que passem na secretaria da geriatria no final do mês, para acertar valores, e nunca para visitar o seu familiar e nem sequer perguntar como ele está.
E ainda se intitulam homens de bem, homens bem nascidos. 
Se eu fosse legisladora gostaria de ver na constituição do meu Brasil o seguinte texto :
- Sejam oferecidos a todos os idosos, gratuitamente, casas de dança de salão, parques para caminhadas orientadas, jantares comunitários e casas de repouso com estrutura de um lar. Casas mistas, onde homens e mulheres possam desfrutar de uma convivência sadia, boas amizades e, quem sabe, de um novo amor.

                                    KATIA CHIAPPINI 




3 comentários: