Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PORTO ALEGRE: MINHA CIDADE

         PORTO ALEGRE DE MEU SONHAR !

Porto Alegre faceira qual lebre
Nos feriados respirando calma
É minha sina e minha febre
Pedacinho tatuado na alma

O laçador laça o minuano
Depois solta o danado de novo
Está brincando - não é insano -
Logo vira a estátua do povo

As prendas dançam tão belas
O pôr do sol é um esplendor
As praças parecem aquarelas
E o cais do porto é um divisor

Letras e artes se destacam
A arquitetura enfeita a cidade
Pensadores aqui desembarcam
Para o fórum da liberdade

Somos referência em transplantes
Em tecnologia e exportação
Mas o povo segue confiante
E ainda luta contra a exploração

Ainda há gente sofrida
E carencia de dirigentes sérios
Gente forte e destemida
Em busca de novos critérios

A gauchada é hospitaleira
Cuida do churrasco como da reza
O fogão à lenha, a chaleira
E o mate amargo não se despreza

Há uma mistura de raças
Em Porto Alegre dos casais
É uma querência cheia de graça
É a mais bela das capitais

Os barcos avistam as ilhas
E os pássaros em revoada
Porto Alegre é como filha
Entre amada e idolatrada

Não vou deixar esse chão
Nem minha fé e esperança
Amo o farol e o calçadão
Como amei a boneca de trança

                                     KATIA CHIAPPINI




Um comentário: