Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OS OLHOS DE MEU ALUNO!


                                                                                                                                                                                                                      QUE LINDOS OLHOS!

Sou professora estadual aposentada. Iniciei aos 18 anos com uma classe de 40 alunos de quinta série. Estive em sala de aula por 33 anos. Só me foi possível realizar essa façanha porque a motivação veio da infância, quando então, eu colocava as bonecas sentadas na garagem e lhes dava aula, escrevendo num enorme quadro negro que meu pai mandou afixar numa das paredes.
Antes de alfabetizar precisamos aprimorar o espírito de doação. E antes de obter um bom desempenho escolar é preciso ensinar  bons hábitos de conduta: princípios básicos de uma convivência social adequada. Outro cuidado que devemos ter é em relação ao cultivo de um bom relacionamento com a comunidade escolar.
E o professor, além da formação básica, precisa ter um amparo psico-sociológico e instrumental para se manter ciente dos novos métodos em educação.
Quando lecionei o elo entre professor e alunos era consistente e promissor. E as aulas transcorriam com a tranquilidade que se espera delas.
Encontro ex-alunos por onde passo e sou reconhecida de imediato.
Um de meus ex-alunos, formado em jornalismo, encontrou-me na rua Caldas Junior, junto ao prédio do Correio do Povo, em Porto Alegre.  Conversamos e relembramos os tempos de escola tentando identificar alguns profissionais que foram de minha turma, quase todos pais de família, nesse momento.
Meu aluno lembrou que ele e eu nos identificamos pelo hábito da leitura. Ambos temos essa sensibilidade de interagir através do texto. Temos uma certa serenidade ao escrever, um pouco de mistério ou um magnetismo que faz com que o leitor se coloque no texto de alguma forma.
Com esse espírito saudosista, Luizinho e eu conversávamos, como referi, quando o inesperado saiu de sua voz:
- Professora, guardo uma lembrança sua até hoje
 - Algo que eu tenha lhe dito?
- Sim, algo muito especial:
 - E então?
- Lembro-me da senhora se dirigindo até minha classe e me falando com admiração:
 - E o que eu falei a você?
 - Que lindos olhos você tem, Luizinho!
E quando ouvi isso tive ímpeto de abraçar meu aluno e assim o  fiz, recebendo em troca um lindo sorriso. 
Pela expressão de Luizinho, percebi tudo. O elogio o acompanhara em sua trajetória e a emoção que despertei nessa alma infantil ficou aprisionada em seu coração.
Como não pensar no poder da palavra amiga, do sorriso franco?
Não só os olhos de meu ex-aluno seguem lindos sobre a sobrancelha cerrada, como meus olhos ampliaram a visão em relação aos detalhes do comportamento humano, cheios de sutileza.
Uma simples frase ficou em sua lembrança e brotou quando nos encontramos, como se tivesse sido pronunciada naquele momento, tal a força que adquiriu, tanto para Luizinho como para mim.
Hoje quando encontro Luizinho, volto a vislumbrar a mim mesma naquele grupo escolar, gesticulando, falando alto, escrevendo no quadro, pedindo atenção e percorrendo as classes, uma a uma ,para dar visto aos temas escolares solicitados .E ainda recebo um abraço e um beijo caloroso e noto o sorriso de menino, sempre acolhedor.
E quando estou comigo mesma, introspectiva, gosto de pensar que esse aluno querido, deixou em meus olhos um pouco do brilho dos seus.
Nesse momento sinto o ímpeto de me aproximar de minha essência e meditar sobre a vida e seus verdadeiros valores.
O ser em aparência é diverso de nosso verdadeiro Eu. Assim temos que nos voltar para o interior e sair mais fortalecidos para a luta diária.
Tive a satisfação de ser sincera e espontânea com meus alunos, como me permiti ser ao elogiar os olhos de Luizinho.
Lembrei-me de que teimamos em portar máscaras e véus para andar de acordo com o que nos exigem, muitas vezes.
Se eu tivesse esse olhar distante, teria sido lembrada por Luizinho?
Em última análise ele me fez lembrar de que procurei ser conselheira, confidente e uma professora amiga e próxima para dirimir qualquer problema que interferisse no aprendizado.
E se teimarmos em ter um olhar velado e um Eu aparente, vamos acabar por frustrar a nós mesmos e sufocar nossos melhores sentimentos para nos submeter à hipocrisia social abominável.

                                    KATIA CHIAPPINI
                                                      E-MAIL:KATIA_FACHINELLO42@HOTMAIL.COM


Um comentário: