Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 21 de dezembro de 2013

UMA MENINA ESPECIAL!

            A MENINA DE OLHOS AZUIS

Após o término desse relato  terei cumprido uma promessa feita  e demonstrado meu agradecimento à Tatiana, minha filha. Tanto a promessa como o agradecimento falam por si. E os fatos são os seguintes:
Quem a visse pequena com ar de boneca diria:
 - Que linda menina!
Mas não era só linda. Era uma criança preocupada em ajudar os semelhantes, cultivar amizades, ser carinhosa com os irmãos. E sobretudo, boa filha. E com um belíssimo par de olhos azuis.
Eu lecionava numa escola de primeiro grau para alunos de quinta e de sexta séries. A falta de atenção e algumas brincadeiras em aula refletiam na aprendizagem, principalmente em Matemática.
Tati levava sua mochila e saía comigo, risonha e saltitante, se acomodando na última classe para ficar mais à vontade.
Um certo dia, ao perceber que meus alunos conversavam durante a explanação, ficou indignada e falou:
 - Vocês não sabem que quando um burro fala o outro abaixa a orelha?
A primeira reação foi a de riso mas logo se acalmaram e continuei sem interrupções.
Tati continuou me acompanhando e levava suas tarefas escolares para fazer e se comportava de modo irrepreensível.
Em certa ocasião eu falava sobre números relativos e introduzia as primeiras operações a esse respeito. Depois coloquei alguns exercícios no quadro para que a turma pudesse praticar.
Tati entendeu perfeitamente, levou o caderno para que eu o corrigisse e não errou nenhum exercício. Mas estava cursando a terceira série, na ocasião. Ao me deparar com essa façanha tive a ideia de reunir os alunos em grupos de cinco, para que Tati e eu pudéssemos circular entre eles e dirimir pequenas dúvidas.
Tati cumpriu muito bem a tarefa e passou a ser uma auxiliar eficaz e querida pelos meus alunos.
Aos poucos, Tati foi sugerindo as consultas em biblioteca, em obras diversas, para ajudar a esclarecer cada assunto dado em aula.
Sugeriu que cada grupo se responsabilizasse por elaborar polígrafos dos assuntos estudados , incluindo exercícios com a resposta no final. Tati, com sua atitude carinhosa, contribuiu para despertar o gosto pela disciplina e sugeriu procedimentos diversos para manter o interesse da turma, não só nas aulas como na mudança de hábitos. Era evidente o crescimento e maturidade adquirida pelos alunos em relação às tarefas propostas.
Tati também me ajudava na correção dos testes e com a chave das respostas conseguia total concentração e acerto nessa tarefa.
Eu me obrigava a revisar a correção e a atribuir a nota final.
Quando pequena, e mesmo depois, gostava de estudar no quadro negro que ocupava uma das paredes de seu quarto.
Passei um período sem levar Tati comigo. Ela tinha seus compromissos com os estudos e com a prática de esportes que sempre a envolveu, paralelamente. Ainda praticava piano e estudava Inglês.
Passou a frequentar minha classe apenas uma vez na semana porque os alunos se acostumaram com ela. Queriam mostrar que o caderno estava completo e que os exercícios estavam com a correção da professora.
Quando Tati completou 14 anos, já bem desenvolvida, começou um novo ciclo para ela com as transformações próprias da idade.
Agora já mostrava as curvas bem feitas de seu corpo e um novo andar. Não a levei mais porque despertava a atenção e eu não iria expô-la a galanteios desagradáveis que porventura viessem a ser proferidos.
Um dia perguntou-me:
 - Mãe, quando vou voltar ao colégio?
 - Qualquer dia desses, minha filha.
Ela foi assimilando que iniciara um novo tempo e que eu não a levaria mais comigo.
Meus alunos mandavam convites para que ela fosse às festas juninas, à comemoração da semana da Primavera e às quermesses da escola.
Alguns anos transcorridos foram mostrando uma Tati na faculdade, no mestrado e no doutorado.
Casou e teve um casal de filhos e trabalha na Dell computadores, tendo se formado em Engenharia Mecatrônica. Em paralelo a isso lecionou em duas universidades e estagiou na P.U.C de Porto Alegre, onde cursou a faculdade.
Os bonecos com os quais falava , como se desse aulas, quando bem pequena, eram para ela, alunos atentos e disciplinados. E enquanto achasse que não tinham aprendido a lição, repetia tudo novamente.
Mas, em algum recanto do coração de Tati estão aqueles alunos de verdade, de uma escola estadual, meus alunos, que adoravam sua ida e sua explicações, nesse tempo. E que recebiam um sorriso franco e um olhar de cor azul-violeta, lindo, que mostrava a mesma transparência de sua alma.
E tenho certeza de que sempre haverá em seu coração, mais um cantinho para auxiliar, sempre que puder, os desprotegidos da sorte que se espalham pelas esquinas da vida.
Basta um aconselhamento, um prato de comida e depois um encaminhamento para alguma instituição governamental, algo de que Tati não vai se eximir.
Tati será sempre a menina de estrela brilhante a refletir sua luz ao redor dos que dela se aproximam. E aqueles lindos olhos grandes e azuis vão competir com o brilho das estrelas.
Tati realizou outra façanha: abriu uma escola infantil, onde caminha, ainda se equilibrando, no ramo da educação, mas já frequentando um curso em gestão escolar para poder assinar como diretora da escola. 
Voltou a lidar com crianças que parecem ser sua grande escolha nessa vida.  Sempre me dizia, desde bem pequena
 - Mãe, vou ser professora 
- Mas filha, pense em outra profissão.
E então explicava a ela o desinteresse dos governantes com a educação e a não valorização do magistério, ano após ano.
Mas o grande desafio está em pauta e Tati já tem o apoio dos pais de alunos, dos professores e funcionários. Pretende inovar, deixar o prédio com equipamentos modernos e abrir o berçário.
Mas lembro-me de que suas vivências mais significativas se referem aos alunos de brinquedo a aos de minha escola, inicialmente.
Foi nesse tempo que teve outras inspirações para sua vida, fortaleceu sua determinação para os estudos. E se dedicou longos anos a eles para completar sua formação e atingir os objetivos a que se propôs.
Essa referência do mundo infantil continuará sendo o vínculo permanente, o elo mais precioso de sua personalidade. Tati se tornou uma mamãe dedicada e preocupada em impor os limites que a educação exige e que o verdadeiro amor justifica. 
Creio que essa referência do mundo infantil continuará sendo um forte vínculo em sua personalidade, um precioso elo de uma corrente solidária e construída com dedicação e carinho ímpares.
E estou convencida de que minha filha aprisionou um pedacinho do céu, não só com os belos olhos azuis, como com pureza da alma. 
Aliás, a mesma que só os anjos, no firmamento ,se permitem cultivar em seu estado de Graça e Perfeição.

                                      KATIA CHIAPPINI





5 comentários:

  1. MINHA FILHA,TATIANA ,UMA MENINA MUITO ESPECIAL!

    ResponderExcluir
  2. Um texto lindo, tocante! Parabéns a ambas por tanta sensibilidade! Feliz Natal! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA! SÃO CENAS DA VIDA QUE MERECEM REGISTRO

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Tocada por tua sensibilidade, minha mãezinha amada! Muito mais do que uma homenagem e me sinto realizada com tais palavras! Te amo!

    ResponderExcluir