Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 21 de fevereiro de 2015

ILUSÕES!

                               ILUSÕES!

Ilusões são pequenas gotas de felicidade que o Criador houve por bem nos proporcionar. São alguns momentos em que nos sentimos reis ou rainhas e nos deixamos levar pela emoção. E mesmo sabendo que estamos criando mágoas e desencanto, queremos que as ilusões nos cheguem, em alguma época de nossas vidas.
Sonhos são parte das ilusões. Sonhamos dormindo, sonhamos acordados, sonhamos em estado de vigília, sonhamos nos dias e nas noites, sonhamos para aceitar a realidade que se impõe imperativa.
Imaginamos ser a única, a mais desejada, a melhor companheira, a presença mais esperada, aquele amor grandioso que temos no pensamento. Sonhamos muito e amamos pouco. Queremos acreditar nos sonhos, mesmo sabendo que desacreditamos. As ilusões nos fazem levitar, sair da realidade, e esperar um desfecho que não pode ser outro, mas que não se materializa.
A música e a poesia nos auxiliam nessa especial tarefa, como a cortina de veludo,vermelha, pano de fundo, que serve de moldura para nossa própria história. E que se abre para que se inicie a peça de teatro. Fazemos de nossos sonhos um enredo. Só que esse perde o seu rumo e não se conclui a apresentação, porque a nossa vida é essa peça incompleta. E vamos vivendo desgarrados, confusos, decepcionados com as atitudes do ser humano.Acreditamos em reconciliação, aquela que não se fará, sem que haja mudança de atitude e pela qual  já se esperou demais.
E os amores vão se transformando em nuvens, em fumaça, em sombras escuras que se ampliam e penetram na alma em conflito.
Especialmente os amores são feitos de juras vãs. São substituídos ou desprezados sem que se saiba quando isso vai ocorrer. Mas, até se sabe. Difícil é assimilar que o sonho acalentado não passará de sonho perdido.
Difícil não lembrar das horas à sós, das palavras trocadas, das emoções sentidas e da esperança incontida.
Difícil acreditar na inconstância do ser humano e nas promessas feita, sem intenção de cumprir. E então a espera se torna sem sentido, infecunda e um pesado fardo para carregar.
E mesmo vivendo tantas desgraças, atualmente ,em todas as esferas da sociedade em crise, mesmo assim, somos capazes de jogar fora uma presença fiel, que se dizia um amor sincero.
E quando não está bom para um, não está bom para os dois.
E quando se diz uma coisa e se faz outra, a fé vai perdendo força, o semblante vai perdendo o viço e todas as células do ser humano vão perdendo vida. E quantos dias e noites de dedicação são jogados fora! E quantas carícias!
E temos a compreensão de que a vida exige a capacidade de lutar pelos ideais sonhados e não materializados. É essa a condição indispensável: se dispor a percorrer um trajeto, até encontrar uma alma sincera que se prontifique a ser a única e a última a desistir da luta.
Quem pára de lutar pára de viver e morre mesmo antes de morrer.

                                      KATIA CHIAPPINI


2 comentários:

  1. A MATURIDADE CHEGA PARA ENSINAR QUE AS ILUSÕES NOS FEREM BEM MAIS DO QUE NOS ALEGRAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que vc escreveu !!
      No momento minha vida se define exatamente em todas as palavras por ti descritas .:(

      Excluir