Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

MUSEU NACIONAL DA QUINTA DA BOA VISTA

                       MUSEU NACIONAL 
                 DA QUINTA DA BOA VISTA

MUSEU NACIONAL

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista é o maior museu desse tipo na América Latina. Foi criado em 6 de junho de 1818 por D.João VI, sob o nome de Museu Real. Está localizado entre as ruas Visconde do Rio Branco e da Constituição, no centro do Rio de Janeiro. Encontra-se vinculado ao Ministério da Educação..O museu contava com mais de 20 milhões de peças das áreas de antropologia, botânica ,entomologia geologia e paleontologia. Ainda havia no local documentos históricos do trabalho científico feito nos últimos 200 anos e mais de 500 mil obras bibliográficas, com especialidade em ciências naturais e antropológicas.
O prédio histórico ocupado pelo museu datava da época da monarquia brasileira. Serviu como moradia da família real portuguesa entre 1808-1821. Suas atividades eram patrocinadas pela Imperatriz Leopoldina, grande apreciadora das artes e da cultura.
Com a proclamação da república em 1889, a Família Imperial do Brasil foi banida do Palácio e o mobiliário foi leiloado.
Entre os destaques do local estão a coleção egípcia de D.Pedro I, a coleção de arte greco-romana da Imperatriz Theresa Cristina, coleções de paleontologia que incluem um dinossauro proveniente de Minas Gerais, além do mais antigo fóssil humano batizado de ''Luiza'' e parte da Antropologia Biológica.
Nem se pode avaliar o valor material e o estimativo de tantas obras perdidas.
Perdemos nossas referências históricas mais preciosas e parte de nossa cultura, perdemos parte do acervo mais significativo e construído ao longo dos anos, com tanto empenho e dedicação.
Realmente, uma catástrofe lamentável, ocasionado por um incêndio de grandes proporções.
E o acervo perdido jamais será recuperado.

Consulta aos jornais locais da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: