Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 25 de março de 2013

COMEMORANDO A PÁSCOA

                                PÁSCOA !

Antigamente Páscoa queria se referir à festa da primavera, que era consagrada à Eastra, uma divindade que era ainda a deusa da luz.
A palavra é de origem grega : Pascha.
Para os judeus significava a lembrança da passagem pelo Mar Vermelho, um acontecimento culminante na libertação de Israel.
No século oitavo  se firmou como festa cristã da Ressurreição, advinda dos Anglo-saxões. A palavra Quaresma tem origem no latim, de quadragésima, e se refere ao período de quarenta dias, iniciando na quarta-feira de cinzas e terminando no domingo de Páscoa. Esse período nem sempre foi de quarenta dias, mas a igreja ocidental se inspirou nos jejuns de Moisés para assim o determinar. O nome de quarta-feira de cinzas se deve ao costume de polvilhar cinzas sobre a cabeça dos penitentes, como ato inicial de arrependimento dos pecados. 
Costuma-se comer peixe na sexta-feira santa e não carne, segundo os preceitos da Igreja católica. Seria um dia de jejum e abstinência.
Quando eu era bem pequena, não se ouvia música na sexta-feira santa e as famílias se recolhiam em casa ou iam para a Igreja assistir as cerimônias da liturgia. Os cinemas e casas de espetáculo permaneciam fechados.
Mas importa fazer uma meditação profunda, cada um por si, no sentido de abolir os maus pensamentos, não provocar a desarmonia em família, evitar palavras ferinas e atitudes impensadas. A abstinência deve ser da inveja, do orgulho, da ambição sem medida, dos desmandos dos homens do governo. Esses, estão sem freios e sem atitudes adequadas aos princípios cristãos.
Destacamos a quinta-feira santa que é chamada''a do mandato'' referindo-se ao mandamento de  Jesus, na última ceia, ao partir o pão e beber o vinho : ''fazei isso em memória de mim''.
Sexta- feira é o dia da crucificação e é chamada de sexta-feira da paixão.
E domingo é chamado de domingo de Páscoa, onde os corações devem fazer a passagem para seu próprio interior e renascer em Cristo. E as famílias devem estar reunidas em harmonia e ensinar às crianças uma pequena oração antes que abram seus ovos de Páscoa Porque, se não interiorizarem o sentido da  Páscoa, essas crianças, nossos filhos, só irão se preocupar em esperar  pelos chocolates e vão saber, sim, abrir os pacotes com guloseimas, mas nunca o seus corações para compartilhar, como Deus ensinou, o amor ao seu próximo : um amor universal  desprovido de interesses  e benesses.


                                      Sinceros votos de feliz Páscoa !
                                                
                                    de

                                    KATIA CHIAPPINI

2 comentários: