Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AOS PAPAIS DE MAIOR IDADE!

                 AOS PAPAIS EXPERIENTES!

A vida exige paciência para que se possa alongar os passos sem lamúrias.  
E os papais trabalhadores  ganham o sustento para seus rebentos e pretendem deixar algum bem ou poupança para as primeiras necessidades de seus filhotes. Essas providências podem servir para fins culturais, ornamentais ou de qualquer ordem de preferência.
O pai de família sabe que só a esperança de construir um patrimônio sólido lhe dará a certeza do dever cumprido. E, por essa razão, se dedica ao trabalho com tenacidade. E os pais sabem que a idade é um percurso do tempo que corre para todos e não deve ser temida.
Antes bem aproveitada para se tornar produtiva e significativa.
Aos 70 anos papais são mais sábios, menos exigentes, mais sensíveis aos apelos da família. E já assimilaram experiências e o necessário conhecimentos que lhes habilita a ser um bom conselheiro ou orientador honorário. 
Papais podem comemorar seu aniversário e sua saúde. Podem ainda, após os 70 anos, viajar, aproveitar um banho de mar, andar de barco, caminhar ao ar livre.
Homens de meia idade ainda são literatas, musicistas, pintores, professores catedráticos, cientistas, médicos e pesquisadores.
São pessoas que atingiram um grau de evolução, progrediram e prosseguiram em seus estudos dando continuidade à vida produtiva.
Há senhores idosos, nas praças públicas, que se reúnem com amigos, ao entardecer, para jogar xadrez, damas ou um carteado.
E, quase ao anoitecer, se dirigem à cafeteria para um lanche.
Isso significa que todas as idades devem ser vividas com alegria, com alguma tarefa a ser cumprida e boas relações de amizade.
Todos os pais precisam seguir uma ocupação que lhe sirva de estímulo e razão de viver. O importante é seguir crescendo e procurando seguir alguns preceitos na alimentação e evitar uma vida sedentária e solitária. Conservar os amigos é essencial para a harmonia do espírito.
Os papais que se tornarem vovôs ainda terão como missão ajudar na orientação dos netos, brincar de montar quebra-cabeça, brincar de autorama, levar na sorveteria. E só isso já é um modo de renascer. Nada é tão gratificante do que ver um neto correr para abraçar seu avô e dar-lhe um beijo no rosto.
Nada é melhor do que ser papai duas vezes e voltar o pensamento para a época em que os filhos eram pequenos e transbordavam em carinhos.
Os netos vão gostar de ouvir as mesmas histórias que eram contadas aos filhos e novas histórias de vida que só eles, os avós, sabem contar.
E se o papai achar que perdeu o trem da vida, em determinado momento, basta pegar um avião e percorrer novos caminhos, porque o trajeto não findou e muito menos a esperança e as possibilidades.
Quanto maior for a esperança em algum projeto de vida, maior será o distanciamento da preocupação de morrer.
Mas não cansem os seus papais mais idosos com lamúrias sobre o custo de vida, sobre a corrupção, sobre a violência, sobre o enriquecimento ilícito.
Prefiram locar filmes antigos com Greta Garbo, Bette Davis, John Crawford, Marlene Dietrich, Ingrid Bergman.
Ou filmes clássicos que eles tenham vontade de rever.
E no dia dos pais levem seus papais mais idosos a dar um lindo passeio, ou a visitar um parente do qual se afastou e que tenha mencionado.
E agradeçam os conselhos desses papais experientes que merecem nossa atenção e respeito enquanto estiverem entre nós.
E reúnam-se no dia dos pais todas as gerações numa só comemoração familiar. 
E que a união seja o exemplo que frutifique para que os descendentes tenham bons motivos para seguir no bom caminho.
E que a saudade seja fruto do amor cultivado em família.
Feliz dia dos pais para aqueles que já apagaram mais velas e comeram mais fatias de torta em família e em total harmonia.

                                    KATIA CHIAPPINI


Um comentário: