Aquarela de poesias

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Poesias para você

sábado, 9 de agosto de 2014

FALANDO DE MÚSICA...

                    FALANDO DE MÚSICA!

                             MÚSICA NA IDADE MÉDIA:

O canto gregoriano, com o Papa Gregório Magno, no início do século7, foi um marco da música na idade medieval.
Tratava-se da música litúrgica que ornamentava as cerimônias religiosas. Ela servia aos ritos da Igreja e devia acompanhar a sobriedade que convida à meditação. Era pano de fundo para a palavra sagrada. O canto gregoriano era à'' capela', denominação que se dava para o canto coral, sem acompanhamento instrumental.
O texto era em latim, a mesma língua que era falada durante a realização da missa e demais cerimônias religiosas.
A música era entoada por todos os cantores, ao mesmo tempo.

                                OS TROVADORES:

Essa era a música profana, ainda pertencente aos salões da nobreza medieval. Data dos séculos 11 e 12 e também foi cultivada na Idade Média. São melodias de amor em outros idiomas de línguas vernáculas emergentes: francês, castelhano, galego.
Essa música dos trovadores era acompanhada por vários instrumentos e tinha um ritmo acentuado.

                                  RENASCIMENTO

Esse pertence aos séculos 15 e 16. Já não pertencia só ao clero.
Canções populares, poemas líricos, canto madrigal, e temas românticos foram executados no período.
Usava-se o órgão, o cravo, alaúde e instrumentos de corda.
No século 15 as formas musicais mais generalizadas foram o motete, a missa e Carol, uma peça sinfônica de contribuição espanhola.
Destaca-se nessa época o compositor Joaquim Pres ( 1440-1521 )
No século16, Giovanni Pierluigida Palestrina  ( 1525-1594 ) foi um expoente e se destacou pela austeridade e religiosidade em suas melodias Claudi Giovann Monteverdi ( 1567-1643 ) foi um compositor italiano considerado o pai da ópera e seu ''L'ORFEO'' foi a primeira ópera da história da música. Compôs outras óperas, madrigais e música sacra.

                                 PERÍODO BARROCO

Data de ( 1600-1750 )
Os compositores eram solicitados por autoridades eclesiásticas e pela nobreza. Existia o sistema de patrocínio, onde o patrono pagava. Mas escolhia que tipo de música o compositor devia compor. Isso limitou a criatividade e a liberdade de expressão na arte de compor.
A música instrumental tomou forma e importância tanto quanto a música vocal. Essa última poderia ser apresentada individualmente ou em corais. Temos Antônio Vivaldi (1678-1741 ) conhecido por sua composição ''As quatro estações''.
Outros compositores:
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Demenico Scarlatti (1685-1757)
Georg Frederic Handel ( 1685-1759)
Desses destacamos Bach que se notabilizou por tocar ,no cravo, músicas litúrgicas, além de compor Toccatas e Fugas.
Bach foi compositor, organista, maestro, cravista, professor, violinista e violista, oriundo do Sacro Império Romano- Germânico, atual Alemanha.
Compôs ''A Paixão Segundo São Mateus'', Toccata e fuga em Ré menor, Jesus Alegria dos Homens entre outras tantas composições e exercícios para desenvolver a agilidade e percepção.
Não foi reconhecido após sua morte até que Félix Mendelssohn no ano de 1829 regeu ''A Paixão Segundo São Mateus', em Berlim, e resgatou o nome e a importância de Bach, considerado um dos grandes gênios da música.

                           PERÍODO CLÁSSICO ( 1750-1820)

Esse período foi vivido em épocas de grandes mudanças.
A Revolução Francesa e as guerras napoleônicas mudaram a Europa O povo teve acesso à cultura e podia participar das manifestações artísticas. Desaparecia o período do patrocinador. Os concertos eram públicos e o povo precisava pagar para assisti-los.
A música do período clássico foi marcada pela simplicidade, pelo equilíbrio e não tendo em vista o emocional. Adquiriu outras formas, outras marcações e características.
Os clássicos foram escritos não para dançar mas para serem ouvidos. Era preciso aprender a desfrutar a música pelo prazer de ouvir a beleza do som. Proliferaram as salas de concertos e recitais.
Surgiram o concerto, a sinfonia e a sonata com formas diversificadas.
As sinfonias tinham o primeiro movimento rápido, o segundo lento e o terceiro também rápido.
Nesse período temos a destacar:
Joseph Haydn (1732-1809)
Wolfgan Amadeus Mozart ( 1756-1791)
Ludwig van Beethoven ( 1770-1827 )

MOZART- foi um compositor de talento insuperável e desde os 5 anos de idade se apresentava,ao piano, para a realeza européia. Sua habilidade ao teclado era prodigiosa .Compôs óperas tais como '' A Flauta Mágica'','' Requiem'','' Dom Giovanni'', ''Bodas de Fígaro'' e muitas outras.
Foi instrumentista, professor, maestro, compositor e trabalhou na Corte, como o compositor preferido da realeza. Tocava piano, viola, teclado, violino.
Sua obra é extensa e consta de canções, arranjos para danças, música de câmara, sinfonias, serenatas, sonatas.
Para piano destaco' Alla Turca'', Sonata em Dó Maior, 545, ''Pequena Serenata à Noite'', entre tantas outras.
Compôs missas e obras sacras.
Foi um expoente músico e junto a Bach e Beethoven está entre os maiores gênios de todos os tempos.

BEETHOVEN era compositor e foi acometido de surdez o que não o fez parar de compor, tal sua virtuose e talento. Compôs a ópera Fidélio de grande renome.
Sua obra consta de sinfonias, sonatas especialmente.
Podemos destacar a Sonata Patética ( três movimentos ), Sonata ao Luar, uma das mais expressivas, de rara beleza, e considerada uma das mais tristes peças musicais, podendo levar às lágrimas.
Temos a Nona Sinfonia, essa é a peça mais tocada pelas orquestras em concerto, no mundo todo. A Quinta Sinfonia, a Sinfonia Eróica, entre as de destaque, Ode à Alegria ( um trecho da Nona Sinfonia ).
Minueto em SolM, Adeus ao Piano e Für Elise ( Para ELISE) são outras composições de Beethoven, para piano. 
Beethoven compôs 12 trios para piano violino e violoncelo.
Para piano publicou 32 sonatas. Compôs 10 sonatas para piano e violino, além de músicas para danças, fantasias e canções.
Foi um dos grandes compositores da história da música.

                         PERÍODO ROMÂNTICO (1820-1920)

Nesse período os compositores expressaram sua personalidade nas composições e desenvolveram novas formas. Seguiu-se um grande movimento em prol da liberdade criativa. Surgiram obras de valor. Obras diversificadas, instrumentais e vocais, em grande número.
São desse período a maioria dos instrumentos da orquestra como os conhecemos nos dia s de hoje. Surgem novos instrumentos, novos teclados e o acréscimo de válvulas em instrumentos de metal.
As sinfonias românticas tomaram vulto e se multiplicaram, com maior duração e novos instrumentos na composição da orquestra.
Temos os noturnos, as baladas, estudos, improvisos: temas voltados para o povo por serem melodias curtas e fáceis de lembrar, ouvir e assimilar.
Os compositores românticos unem a música com a poesia e as óperas, mostrando temas humanos e não mais mitológicos, platônico ou simbólicos.
Dentro de uma tendência dita ''nacionalista,''foi incorporado um estilo mais popular e uma musica que pudesse abranger todos os públicos de uma maneira mais direta.
A ´Rússia foi líder desse movimento com Tchaikovsky, Borodin e Rimsky Korsakov.
Antônio Dvorak da Tchecoslováquia investiu em danças populares divulgando o seu país através de sua obra.
São dessa época: Franz Schubert, Johan Strauss, Richard Strauss, Liszt ( sonho de amor), Sergei Rachmaninov, Robert Schumann, Richard Wagner, Johannes Brahms, Giuseppe Verdi( Vá Piensero-da ópera de Nabuco  Hector Berlioz e Bedrich Smetana.
A música romântica atravessou fronteiras e se tornou universal tendo sido das mais divulgadas e com amplo acesso ao público.
As valsas de Strauss encantaram os salões de baile de reis e rainhas.
Tchaikovsky, com a Valsa das flores ( tema de balé), os noturnos de Chopin e as óperas de Verdi, Brahms, fazem parte da cultura de todos os povos.

                                   COMPOSITORES:

Franz Schubert ( 1793-1828)
Gioacchino Rossini ( 1752-1868 )
Félix Mendelssohn (1803-1868 )
Robert Schumann (1810-1856)
Franz Liszt (1811-1886)
Richard Wagner (1813-1883)
Giuseppe Verdi (1813-1901)
Bedrich Smetana ( 1824-1884 )
Giuseppe Verdi (1813-1901)
Johan Strauss (1825-1899)
Johnnes Brahms (1833-1897)
Tchaikovsky( 1840-1893)
Edvard Grieg (1843-1907)
Antonin Dvorák (1841-1904 )
Rimsky Korsakov ( 1844-1908)
Giacomo Puccini (1858-1924) 
Richard Strauss  (1864-1949)
Sergei Rachmaninov ( 1873-1943 )

                     MÚSICA MODERNA CONTEMPORÂNEA

Bartok( 1881-1945)
Igor Stravinsky ( 1882-1971)
Sergei Prokofiev (1891-1953)
Georg GERSHWIN (1898-1937)

                                    IMPRESSIONISMO

Divide-se a música romântica sem padrões definidos.
A melodia tem forma dispersa, se repetindo, mudando a intensidade do som ou o número de instrumentos na orquestra.
Claude Debussy ( 1862-1918)
Mauric Ravel (1875- 1937 ) ''Bolero de Ravel', a música mais conhecida e uma das mais executadas mundialmente.'

                                    NEO-CLASSICISMO

Estilo semelhante ao ao do período clássico, modernizando o som dos instrumentos e o estilo,mas seguindo os ideais dos padrões clássicos em seu formato original: Igor Stravinsky, Dimitri Schostakovich e Aram Khachaturian

                                     MÚSICA ATONAL

Possui um ritmo irregular e imprevisível.
Foi desenvolvida por Arnol Schoenberg e utilizada com uma escala cromática de 12 notas.

                                    PENSAMENTOS:
A música é a revolução superior e toda a sabedoria e filosofia- Beethoven.

Onde há música não ´pode haver maldade
Miguel de Cervantes

Alivia todas as tuas mágoas com vinho e música
Horácio

Sem música a voda seria um erro
Victor Hugo

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende
William Schakespeare
  
-Um texto traduzido do original, em inglês, pelo Google.
Dados retirados de uma pesquisa feita por Miguel - Minas Gerais - Brasil.
-Anotações pessoais feitas  em cursos de extensão universitária.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


                         KATIA CHIAPPINI


A música é o alongamento da alma; o prolongamento da melhor hora;a antítese do sofrimento e, tal qual precioso néctar, é da vida o alimento.                                              katia

A música está para mim como as penas para a asa do pássaro; como a chuva para o plantio; como o luar para o sertão.                                 katia                    












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