Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

TOME POSSE DA MATURIDADE

                      TOME POSSE
                      DA MATURIDADE


Não precisamos nos preocupar com a velhice e nem nos sujeitar ao julgamento dos outros. A velhice é um privilégio, é a derradeira etapa de nossas vidas ,onde fazemos nossas escolhas. Não é mais necessário viver em função dos outros. Nessa etapa de vida precisamos procurar nossas realizações e satisfações pessoais, sem culpas.
Então, tome posse de sua maturidade: essa é uma prerrogativa sua.
Mas alguns cuidados devemos ter. Cuidar da saúde praticando exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, vai trazer qualidade de vida e satisfação pessoal. É preciso evitar o consumo do álcool, o tabagismo. E a disciplina vai evitar que tenhamos hábitos nocivos como jogos que viciam, por exemplo, ocasionando nossa ruína financeira.
Quanto ao convívio com as pessoas, precisamos ser agradáveis para não afastá-las de nós. Não podemos nos aproximar dos amigos só para falar de nossas doenças e desafetos. E ser agradável inclui dominar o gênio e usar de delicadeza ao se comunicar em público.
A velhice será mais reconfortante se ampliarmos os laços de amizade e se tivermos vida social e diversificados grupos de convivência.
Precisamos fazer uma visita anual ao médico e controlar os problemas de saúde próprios da idade. E seguir, adequadamente, os conselhos do profissional.
Se tivermosmuitas roupas guardadas e sem uso, poderemos fazer uma doação para entidades assistenciais e auxiliar os mais necessitados.
Se tivermos oportunidade de viajar, é só ir adiante. 
Vamos conservar nossos hábitos de higiene porque uma dama bem cuidada revela saúde mental. Para isso, é só marcar um horário no salão de beleza e buscar um visual moderno e discreto para elevar a auto-estima.
Com a idade avançada algumas pessoas começam a falar de boca cheia, roubar os arranjos de mesa nos restaurantes, levar ossos, num plástico devidamente preparado, para seus cães e gatos.
Essas atitudes não são adequadas e a velhice não as justifica.
Quando estivermos em público vamos evitar de falar mascando chiclete o tempo todo. É deselegante e vamos parecer descuidados e, constantemente, ruminando.
A maturidade traz a aposentadoria. Mas convém manter uma atividade alternativa que nos obrigue a pensar ou manter um tipo de vida útil. Algumas pessoas estudam um novo idioma, outras se matriculam em escolas de música, de informática, de pintura ou escultura.
Essas providências irão enriquecer nossos dias e acrescentar novas capacidades de concentração, memória e saber à nossa vida.
Quando dizemos que uma pessoa é velha, vamos nos lembrar de que velha é quem não tem mais sonhos ou ideais.
E para viver bem devemos aceitar as pessoas como são, sem julgamentos ou reclamações. Não é necessário pedir explicações para tudo e sim, amar as pessoas e dar-lhes o carinho que esperam.
Entre as atividades produtivas ,vamos incluir o hábito de leitura.
É importante conservar o bom humor e evitar brigas. Se quisermos estar rodeados de pessoas amigas, precisamos estar em sintonia com elas. Uma dama bem disposta e que não esquece de sorrir, a cada manhã, é uma dama que vamos procurar para tomar um chá da tarde ou para confidenciar nossas preocupações. Então, não vamos interferir na vida dos filhos adultos e na educação dos netos. Vamos ser observadores atentos e só dar algum conselho quando formos solicitados para tal.
Sejamos maduros e felizes. Não convém estar modificando o semblante com tantas plásticas. É necessário avaliar cada procedimento e entender que a velhice é um processo inevitável e que plástica alguma trará de volta a juventude que um dia foi nossa parceira.
Então,a sabedoria é a compensação para a velhice. Ela é uma boa companheira aliada ao bom senso.
E se quiser mais amor, doe-se mais.
Aliás,se um grandioso amor se apresentar em sua vida, tome posse dele também e viva intensamente esse momento único.

                                  KATIA CHIAPPINI

                      e-mail:katia_fachinello42@hotmail.com

5 comentários:

  1. A maturidade emocional deve ser cultivada com bom senso e criatividade!

    ResponderExcluir
  2. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat


    1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra
    os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    Texto na íntegra aqui: http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM! PARABÉNS! SÓ AGORA,ENCONTREI ESSA MENSAGEM-AULA DE CIDADANIA!

      Excluir
  3. Obrigada! você fez uma paródia do meu texto.Legal!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! você fez uma paródia do meu texto.Legal!

    ResponderExcluir