Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 28 de fevereiro de 2016

ÓCIO PRODUTIVO

                    ÓCIO PRODUTIVO

Estou na praia de Torres, sozinha no apartamento por uma semana, o que costumo fazer a cada ano.
Antes disso fico em família e reúno 10 a 12 pessoas no nosso apartamento. São filhos e netos desfrutando das belezas dessa praia que é chamada de Princesinha do Mar.
Ao final de fevereiro, o início do ano letivo vai levando cada um aos seus afazeres na cidade.
Nessa época me permito aproveitar para escrever.
Mas a experiência mais fantástica é unir a escrita com a música.
É inebriante ficar, por três ou quatro horas consecutivas, ouvindo o som dos anos 60,70,80 em toda sua pujança.
Desfilam nesse encantamento, Sinatra, Elvis, Elton John, Lisa Minelli, Tony Bennett, Bob Marley, Simon e Garfunkel, Ray Charles, Celine Dion, Nina Simone, Barbra Streisand, Willie Nelson, Eric Clapton, Etta James. E muitas orquestras e seus maestros famosos que embalaram os salões de baile que frequentei em minha juventude.
Não tenho outra oportunidade de me deixar levar pela música, enquanto os versos brotam em inspirações mirabolantes, românticas ou em forma de crônicas do cotidiano.
Esse é um momento em que ficar só leva ao mundo interior.
A concentração só é interrompida pelo cantar dos pássaros, pela brisa do vento em minha janela, pelo gargalhar das crianças que passam em direção ao mar.
Consigo me desligar da rotina que sigo na cidade.
Aqui na praia faço as refeições quando os textos já se encaminharam para serem distribuídos pelas editoras que os solicitam. Não tenho horário para dormir, ou passar uma vassoura na casa.
E esse ócio produtivo é distribuído de forma tranquila e preenche a semana, deixando uma sensação de paz e repondo as energias que se perdem ao longo dos outros meses do ano.
Ao entardecer coloco a cadeira na beira do mar e vejo a passagem entre o entardecer e o anoitecer. E posso me dar ao luxo de solicitar uma caipirinha caprichada, à disposição na barraca à beira mar.
Posso me banhar com o clarão do Sol, depois com o luar e o ar marinho.Posso afundar os pés descalços na areia.
Tenho mais tempo para caminhar no calçadão, apreciar o farol, a praia da guarita, as águas do rio Mampituba e o movimento dos pescadores.
Posso ver  a sessão de cinema que se chama ''corujão'', após o jantar, pois não preciso cuidar o horário de levantar.
Posso ler os livros que comprei na cidade e que deixo para devorar aqui na praia, deitada na rede da ampla sacada.
Quando ouvimos música por alguns minutos já sentimos a diferença de humor que emana de nosso ser .Quando podemos criar essa oportunidade de ouvir um repertório que selecionamos previamente, sem tempo, esse prazer se multiplica e nos inebria mais intensamente.
E os poemas surgem prontos do pensamento que já os contém, antes mesmo de começarem a ser escritos ou digitado no blog pessoal e autoral.
A música tem o poder de percorrer nosso corpo e transbordar na alma. Ela cria uma atmosfera de sonhos ,quase milagrosa.
E não podemos nos concentrar demais nas baladas românticas, quando as ouvirmos, porque a emoção poderá tomar conta de nós e uma lágrima teimosa poderá nos surpreender.
Então esse ócio produtivo se torna um momento importante para mim, a cada ano. É um jeito de reunir forças, tranquilizar a alma, espantar os males de amor e renascer de si mesma.
Recebo telefonema dos meus familiares porque se preocupam com essa dama, já madura, porque mãe e avó. E me dizem que não deixe o fogão aceso, nem tapetes pequenos pela casa para não cair. Lembram que preciso me cuidar e atravessar na sinaleira, não ir à praia com o tempo carregado, como se eu não tivesse lhes dado esses conselhos durante toda a vida.
Mas entendo que isso é sinal de preocupação e carinho.
Escolho um restaurante para fazer as refeições e me delicio com os frutos do mar. Principalmente com o linguado à milanesa, com molho de camarão e pirão. Acompanha molho tártaro, maionese e uma porção de arroz.
Agora ,ao som de ABBA, vou me preparar para o almoço, porque só de lembrar os pratos de peixe e condimentos, fiquei com a salivação à todo vapor.
E ,ao entardecer, selecionei e já está no ponto, o repertório de Roberto Carlos, Julio Iglesias e Luis Miguel. Esse é o meu instante de devaneios românticos, de secretos e mágicos pensamentos de transgressões pessoais.
Essas, vão permanecer  guardadas no baú de minha herança sentimental. 

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: