Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MINICONTO

                              MINICONTO
                                Introdução:

Chamamos de miniconto um texto pequeno, percorrendo apenas algumas linhas do papel. Pode ter, no máximo, uma página.
Exige concisão, logicidade, efeito, exatidão, síntese e criatividade.
Dizem, os estudiosos, que os minicontos datam das fábulas chinesas
Seus adeptos, alguns deles, estão nos Estados Unidos, com uma obra de vulto se espalhando pelas livrarias.
E na América Latina deu-se a difusão inicial do gênero, através de antologias e estudos acadêmicos, esses últimos denominados ''microrelatos''.
Augusto Monterroso escreveu esse famoso miniconto:
''Quando acordou o dinossauro ainda estava lá''.
No Brasil há vários autores publicando minicontos:
 Cíntia Moscovich, Daltron Trevisan, Luís Dill, Adrienne Myrtes, Leonardo Brasiliense. Todos a partir do ano de 2000.


             MINICONTO ( MINHA PRIMEIRA TENTATIVA )

A criança está almoçando com seus pais e os vê ocupados com seus aparelhos eletrônicos. Ela é uma linda menina de três anos de idade.
Ninguém lhe dá atenção e ela permanece em silêncio.
Depois de alguns instantes a criança faz uma pergunta aos pais, seguida de uma repetição e mais uma. Fica sem resposta.
A criança termina de almoçar, calada, como no início da refeição.
Coloca a própria mãozinha no ouvido, como se fosse um telefone celular. Simula um diálogo com uma amiguinha imaginária.
Percebe que seus pais nem começaram a almoçar, não falam entre si e continuam como estavam: congelados na mesma atitude.
A menina deita a cabeça na mesa, com a mão ainda no ouvido, fala mais um pouquinho e adormece.
A mãe, subitamente, sai de seu ostracismo e indaga:
-Filha, o que você queria me perguntar?

                                    KATIA CHIAPPINI
                    -email:katia_fachinello42@hotmail.com



6 comentários:

  1. Uffa!!!! acho que consegui dar sentido ao miniconto. Conto com os meus leitores para avaliar o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo começo, Katia! Sim, conseguiste dar sentido ao miniconto e passar a tua mensagem. Foram os meus minicontos que te inspiraram?
    Os meus não são condensados e cortantes como os de outros autores, faço-as a minha maneira. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim,foram os teus minicontos que me deram a ideia. coloquei no meu face,me referindo aos teus minicontos. Gostei muito deles. E li,na tarde de domingo ,após buscar no hotel.

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo Katia, parabens, espero dezenas destes ! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. SIM,VOU CONTINUAR NESSA LINHA NOS PRÓXIMOS TRABALHOS,PARA VIVENCIAR ESSE NOVO MODO DE EXPRESSÃO, COM CONCISÃO, SÍNTESE,INÍCIO ,MEIO E FIM, NO ENTANTO.

    ResponderExcluir