Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A ALFABETIZADORA

                    A ALFABETIZADORA

Minha colega de magistério era excelente alfabetizadora. Confeccionava materiais diversos para alfabetizar através de jogos e brincadeiras. Ao ingressar nessa escola pedi sua orientação para alfabetizar uma turma que me estava destinada. Ela foi me explicando, passo a passo, durante as reuniões de classe, como utilizar o seu método.Realmente, graças a ela , consegui um bom índice de aprovação, no final do ano. 
Acompanhei-a até sua residência, após a entrega de boletins, com o intuito de agradecer o apoio e a orientação que havia me dado.
A alfabetizadora era uma mulher madura. Mas deixava transparecer a beleza na fisionomia. Subitamente, me veio a pergunta:
-Porque você não se casou?
E ela prontamente, sem um piscar de olhos, respondeu:
-Encontrei o meu noivo dentro de um taxi, ao fazer a última prova do vestido de noiva, quando me dirigia à costureira.
-Sim, interrompi, e então?
-Ele estava aos beijos e abraços com outra mulher e não havia o que pensar dessa cena, além do óbvio.
-Mas você era tão jovem ainda...
-Mas envelheci naquele exato momento.
E continuou me contando sua decepção e dor e mais o fato de ter feito economias para organizar uma festa simples, comprometendo parte de seu salário, já tão minguado.
Não satisfeita, me animei a perguntar:
-E como superou isso?
A alfabetizadora me respondeu que seus alunos são sua força. Eles a esperam com abraços e beijos, já na fila de entrada.
E ouvi de sua boca essas palavras:
-Nenhum homem saberia me proporcionar o conforto e a felicidade que esse carinho me traz.
E fixando seus olhos nos meus, com voz pausada e tranquila falou:
-Só confio na sinceridade das crianças e perto delas é o meu lugar.
-Mas como pode dizer isso?
-Aprendi que a destruição dos sonhos de juventude aniquila a alma mais do que o furacão aniquila a natureza.

                                   KATIA CHIAPPINI




Um comentário: