Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 8 de novembro de 2014

DIA DO APOSENTADO! 8 DE NOVEMBRO/2014

                       APOSENTADORIA

O homem se esforça uma vida toda para se aposentar com dignidade. Mas não é o que acontece no setor público.
Quando me aposentei e fui retirar o PASEP, no Banco, fiquei muito surpresa com o baixo valor da contribuição.
Não fiz uso desse valor e presenteei meus três filhos. Um deles ganhou um violão, outro uma bicicleta e o terceiro colocou uma pequena importância na poupança. Essa foi a ínfima gratificação recebida por 33 anos de magistério , incluindo direção de Escola e duas promoções por merecimento.
Quem se aposenta hoje, no serviço público, tem a decepção de ver seu salário aviltado e a ninguém pode recorrer.
Uma ocasião tentei mover um processo para atualizar meus proventos de aposentada. Depois de um longo tempo fui chamada, na minha Secretaria de origem, para assinar um acordo que dizia estar tudo tranquilo. Só assinei e desisti de esperar o final do processo porque fiquei com receio de represália e de cortarem meu salário. Isso porque o magistério se envolvia em reivindicações, culminando com greve e era ameaçado de não receber pelos dias não trabalhados. E, atualmente, ainda aguardo e faz um bom tempo, pela reposição de uma importância que não nos foi paga: algo que chamam de ''Lei Brito''
Se tivermos saúde para seguir algum trabalho alternativo devemos fazê-lo. Dessa vez com horário mais flexível, mas escolhendo uma função produtiva e que garanta uma complementação para viver melhor.
Ou o aposentado se habilita a buscar um trabalho ou vai precisar da ajuda dos familiares para sobreviver.
E, ainda mais que sofre descontos absurdos em seu contracheque.
E se não tiver boa saúde, então, infelizmente, parte de seu dinheiro vai ficar na farmácia.
O que se pode ter em mente é procurar tratar nosso aposentado com respeito. Não como um produto gasto e descartável. Para isso, devemos ensinar nossos filhos a amar e respeitar os avós. Muitas vezes esse foram responsáveis por garantir o estudo de nível superior, cujo diploma capacitou o neto a buscar o próprio caminho.
A gratidão e o carinho ao idoso são fundamentais..
Enquanto as políticas públicas nada fizerem para valorizar o aposentado, suspendendo os altos impostos que lhes cobra, esse será sempre um injustiçado.
Ser aposentado deveria ser um sinal de contentamento: uma boa recompensa pelos anos de dedicação. Mas acaba sendo um terror para milhões de brasileiros.
Hoje, dia 8 de novembro se comemora o dia do aposentado.
De qualquer forma, quero deixar meu apreço e admiração pela dedicação e sacrifício trilhados durante os anos da ativa.
Os aposentados são verdadeiros heróis em nossos dias.
E se você, caro leitor, estiver entre os aposentados, mas tiver a proteção de sua família, tanto financeira como afetiva, dentro desse quadro sombrio, considere-se feliz.
Parece que precisamos nos sentir culpados por viver demais. O governo e a Previdência Social se sentem ameaçadas com nossas vidas longas. Isso porque se morrêssemos cedo, logo após a aposentadoria, estaríamos poupando alguns trocados aos cofres públicos .Quem sabe estaríamos realizando o desejo de alguns administradores: aposentadoria seguida de morte.
Quem passou a vida servindo aos órgãos públicos tem como recompensa a ingratidão e um tratamento injusto, quando deveria receber os louros pelo seu desempenho impecável.
Triste e deplorável realidade!

                                       KATIA CHIAPPINI
                                  ( Professora aposentada )


                               E esse olhar? 
                                  Triste?
                               Preocupado?



3 comentários:

  1. Parabens katia, maravilha este texto, me diga o que sobra então pra quem foi dona de casa por quase toda sua vida ?

    ResponderExcluir
  2. Havia uma corrente de pensamento que sugeria uma aposentadoria para a dona de casa. Não sei como anda,mas o fato é que nada seria mais justo. Quem teve filhos,marido e criou todos merece,sim,uma aposentadoria de ''rainha do lar''.

    ResponderExcluir