Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MIKLOS ROZSA EM QUO VADIS

                        QUO VADIS?

No cinema cabe ao poder da música o sucesso da trama. É  a música que possui a qualidade emocional para realçar a visão deslumbrante da paisagem de uma cena divertida, de uma cena dramática ou de um filme de suspense.
Miklos Rozsa foi um desses mágicos do som e a indústria cinematográfica não lhe negou moção de louvor. E os conceituados músicos jamais lhe negaram o seu aplauso.
Ao preparar a adaptação musical de ''Quo Vadis'' deu provas de sua magnitude por compreender a importância da música do filme para que a obra transpareça em toda sua grandeza. Compôs, para o filme, uma imponente e trepidante suíte orquestral. E mesmo se baseando em dados falhos sobre a música romana, fez intensa pesquisa para dar o cunho de autenticidade que se fazia necessário. Seus quatro movimentos refletem os principais temas dessa história de Nero e seu drama.
AVE CASAR é uma majestosa marcha que retrata o orgulho, a arrogância do antigo poder romano.Impressiona quando anuncia a aproximação do Imperador e atinge o climax quando Nero aparece em cena.
ROMANZA é uma expressão lírica do amor que louva a beleza das jovens e de Lygia que ama Marcos.Também narra o trágico romance de Petrônio e Eunice, no segundo tempo.
ARABESQUE é a música dos banquetes pagãos,servidos por escravos procedentes da ´Síria, da Babilônia, do Egito e de outras nações que foram dominadas pelo povo romano. Realça as danças sensuais com que as bailarinas do oriente impregnavam de exotismo as festas.
''Quo Vadis Domine'' é um grito de triunfo, um hino à cristandade.
A pergunta de São Pedro ''Quo Vadis Domine'' quer dizer:
-Onde vais senhor?
E essa pergunta é o tema do filme.
A película atinge seu ponto mais alto quando focaliza a vitória da fé e conclui com acordes empolgantes o extraordinário júbilo que toma conta do povo de Deus.
Miklos Rozsa compõe a música e a suite é conduzida pela orquestra de Erich Kloss

                                      KATIA CHIAPPINI
                      Obs:
                  Consulta sobre o filme na contracapa do vinil



2 comentários: