Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

POVO ITALIANO

                         POVO ITALIANO


Meus avós paternos vieram da Itália e meu pai sempre contava os fatos ocorridos na viagem de navio de seus pais. Fatos tristes.
Minha avó materna viu dois filhos serem jogados ao mar quando veio da Itália para o Brasil, pois, os doentes que morriam tinham esse destino. E, geralmente, morriam tuberculosos, na época.
Mas também, vovó me dizia que os italianos são festeiros, falam alto, amam estar em família. A mãe de família, se achar por bem dar uns murros no filho, já adulto ,não é contestada porque muito respeito se deve à matriarca.
Uns ajudam os outros, inclusive financeiramente. E têm o hábito de agregar as famílias, cujos filhos casados, muitas vezes, permanecem na casa dos pais. E se tiverem um pedaço de terra ao redor da casa, aproveitam para plantar e colher seus alimentos. Os italianos são temperamentais, fogo de palha, só latem mas não atacam. São dos quitutes ao entardecer, das massas, da sopa de feijão, da polenta, do vinho, das guloseimas doces.
E amam cantar,ouvir música, tocar um instrumento e conhecer os grandes tenores.
Mas se eu tiver algum parente mafioso, mesmo um antepassados distantes, dispenso sabê-lo


KATIA CHIAPPINI

Um comentário: