Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

GURIAS-PARTE - 1 -

 GURIAS- PRIMEIRA PARTE


GURIAS!
Eu estava na casa de minha filha quando meu netinho perguntou:
-Vovó, tu já voltaste para a hidro-ginastica com tuas amigas?
Eu respondi:
- Ainda não porque as gurias estão com receio de se contaminar.
Ele começou a rir muito. Um riso lindo e bem solto : uma gracinha!
Eu entendi logo o motivo e disse:
- Pois é Bruninho, somos as gurias da hidro.
Expliquei a ele que entre as colegas do magistério também é comum a gente ouvir:
- Gurias, vamos para o recreio tomar um cafezinho no bar?
Ele me olhou atento, veio me dar um beijo no rosto e foi jogar futebol no pátio da casa.
Nem me lembro desde quando começamos a chamar carinhosamente, de gurias, as nossas colegas de escola ou de academia, ou ainda do curso de Inglês
É como ser chamada de professora e nunca pelo nome próprio.
Quando me aposentei, encontrava ex-alunos na rua e me chamavam:
- Oi, professora, fui seu aluno!
Mas o jeito de nos dirigimos umas às outras, com espírito juvenil e com a missão de ensinar a matemática, de alfabetizar e dar lições de cidadania, justifica esse apelido afetuoso e esse tom brejeiro ao dizer:
- Oi gurias, já deu o sinal para terminar o recreio.
Somos as gurias de 60, 70, 80 quando demonstramos uma alegria de viver que coloca aquele sorriso nos lábios, aquele jeitinho terno de abraçar e aquela comunicação hospitaleira.
Somos as gurias que se reúnem para um churrasco mensal, para o chá entre amigas, em forma de rodízio, para congregar e organizar um passeio com grupos de excursões de terceira idade.
Somos as gurias que frequentam clubes de dança e que, não raro, ainda ouvem galanteios e recebem flores.
Somos gurias especiais, sociáveis e dedicadas ao lazer, já que filhos e netos estão criados.
Algumas gurias fazem aula de pintura, outras pertencem aos corais, outras praticam caminhada ou pedalam na orla do Rio Guaíba.
Vamos nos permitir ser gurias interativas, lúcidas, independentes e dispostas a nos mantermos úteis.
Sejamos gurias perfumadas, dengosas, insinuantes e femininas!
Pode ser que um cavalheiro de terno e gravata, exibindo um cravo na lapela, nos dê a mão para passear no parque.
Gurias! as surpresas da vida nos esperam!
Quem sabe alguém de cabelos grisalhos te acolha, amiga, em seus braços, dizendo:
- Sou todo teu, minha guria!
E como a experiência já ensinou algumas lições, responda:
- Sim, meu bem, só não me peças para eu dividir meus bens.
Kátia Chiappini
Pode ser uma imagem de flor e texto que diz "sinceros Votos Bom dia Com chuva... ou com sol... Que ở dia seja feliz"
Carmem Marisa, Leticia Hartfelder Chiappini e outras 25 pessoas
17 comentários
19 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Um comentário: