Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

MORAR SOZINHO

MORAR SOZINHO


 Morar sozinho (a)?

Minhas colegas de magistério, muitas delas, moram sozinhas.
Algumas ficaram viúvas e os filhos ao se casar, já saíram de casa.
Outras não casaram, mas preferiram optar por morar só para preservar sua independência.
As opiniões divergem bastante.
Uma delas me disse:
- Eu moro sozinha porque gosto de ter toda a casa a minha disposição.
Outra me falou:
- Já criei meus filhos e morar sozinha me dá tranquilidade e a possibilidade de dispor de meu tempo sem rotina ou obrigações, o que me dá chance de viajar e fazer novas amizades.
Mas há quem more sozinha por ter um gênio difícil e perceber que não é benquista na família.
Nesse caso, a pessoa não gostaria de estar só, mas a circunstância assim a obrigou a proceder.
Um músico ou um escritor, esses precisam de privacidade e silêncio para desenvolver seu trabalho, para deixar fluir sua inspiração.
Se uma senhora idosa morar sozinha, nesse caso, precisa ser monitorada.
Pode deixar a panela queimar no fogão, ou uma torneira aberta, ou pode cair de uma escada.
Tanto ao morar só como ao morar com a família, o idoso precisa de atenção e os cuidados são indispensáveis para preservar a sua saúde física e mental.
Quem abandona os idosos à própria sorte, está demonstrando descaso e crueldade.
É uma ingratidão e inconsequência, pois, certamente esse idoso foi dedicado aos familiares, foi um cuidador, um contador de histórias, uma boa companhia, um avô que buscava seu neto na escola.
A mim parece que só não é lícito esquecer de acompanhar de perto a vida da pessoa que envelhece e que segue morando sozinha.
Mas a opção é livre!
Cada pessoa é diferente da outra.
Algumas preferem uma companhia ao seu lado e no mesmo lar.
E, jamais devemos tirar da casa, para colocar num apartamento de quarto e sala, aquele idoso que prefere estar no seio da família.
Eu, por exemplo, tenho um filho que é excelente amigo e companheiro.
O fato interessante é que desde que ele tinha 3 anos de idade, costumava dizer que queria morar junto ou bem perto dos pais.
Hoje, as mulheres são independentes e fazem suas escolhas, independente da opinião dos pais e cada qual sabe de si.
Mas, o importante é se sentir bem com suas escolhas.
E morar sozinha pode trazer alguma insegurança, ou tristeza. Há um período de adaptação em que os fatos vão acontecendo e as dúvidas se desfazendo.
Creio que a pessoa precisa se ocupar, preencher suas horas, de modo a se sentir útil.
Precisa ter amigos para passear, conversar e para visitar aos domingos.
Morar sozinho pode ser ou não uma boa decisão.
O modo de viver e de assimilar as vicissitudes é que vai fazer a diferença.
Só não desejo tomar conhecimento de que famílias abastadas sigam colocando seus idosos em casas geriátricas, sem nenhuma justificativa aceitável. Ou para se desligar dos cuidados que, nesse momento necessitam, ou para vender a casa do idoso e ficar com o dinheiro.
Ou ainda, pedir a interdição do idoso, com atestado falso, para tomar conta dos seus vencimentos e desvia-los.
Esse é um tema de muitas nuances e não acabado.Há muitos aspectos a considerar e muitas perguntas que parecem sem resposta.
Mas, nossa consciência fala por nós e o espírito cristão nos diz que Deus pregou o amor ao semelhante como a si mesmo.
E aos puros de alma será dado o reino de Deus
Katia Chiappini.
Lucia Barcelos, Maria Maciel e outras 13 pessoas
7 comentários
16 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

7 comentários

Ver mais 3 comentários

Um comentário: